terça-feira, 14 de junho de 2022

São as breves considerações sobre o livro Formação Econômica do Brasil!

 Breves considerações sobre sobre: "Formação Econômica do Brasil"!
Breves considerações sobre sobre: "Formação Econômica do Brasil"!
"Partindo de uma construção teórica e de uma metodologia de análise histórica sui generis, combinando teorias de Max Weber e Manhein, o enfoque estruturalista da relação centro-periferia de Prebisch, a demanda efetiva de Keynes, os círculos viciosos do subdesenvovimento e outras".
É um dos parágrafos de Formação Econômica do Brasil. Livro clássico da economia brasileira. Escrito pelo genial economista Celso Furtado.
Fala-se na abertura da necessária expansão e ocupação comercial e social dentro do territorio brasileiro por conta da pressão de várias nações fortes da Europa (Inglaterra, Holanda, França e outras) contra Portugal e Espanha, que se fundiram logo no começo da colonização brasileira.
A muito boa explicação dos principais ciclos econômicos capitalizados (açucareiro-pecuário) e a exportação para antilhas; as companhias das índias e a indústria em torno do açúcar com primitivo sistema capitalista na produção, na exportação e outros fins do ciclo açucareiro e anexo.
As teses do liberalismos econômicos nos váriso ciclos, o sistema escravista colonial e a primeira formação operária.
Ascensão e queda da economia cafeeeira.
A economia periférica obediente ao Padrão Ouro, ou seja, quando um país que importa mais do que exporta, tem que exportar suas reservas de ouro para tapar os buracos do déficit na balança de pagamentos, dentro de uma economia agrário exportadora de commodities sem valor agregado.
Quer saber mais?
Leia o livro.
______________________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário