Instituição secular na Justiça do Brasil e amparada pela Constituição do Brasil, o Tribunal Popular do Júri ocorre quando o Poder Judiciário determina à sociedade o julgamento de pessoas acusadas de crimes dolosos contra a vida. Para tanto, 7 pessoas do povo são escolhidas como juízes [leigos/populares] para julgarem no chamado Conselho de Sentença.
A Comarca de Nova Russas está realizando várias sessões do Tribunal do Júri. Tenho feito a cobertura exclusiva de todas no meu blog. Na última, quem foi julgada e abolvida foi Dona Francisca, acusada do crime de tentativa de homicídio. Foi absovida, porque o digno Promotor de Justiça, Dr. Bruno, pediu sua absolvição e o pedido de persão do MP a ela.
Durante o final do seu debate, o Dr. Bruno fez sinceros e verdadeiros elogios ao trabalho do blogueiro na cobertura dos fatos regionais e locais diversos; sempre presente nas sessões do Júri.
Outra grande personalidade presente ao Júri, na tribuna da defesa, foi o Dr. Áthila -renomado e espetacular criminalista, sempre com uma postura ética, correta e com substantivos conhecimentos jurídicos.
Já a magistrada/juíza Dra. Rafaela, um dos grandes símbolos da Justiça no Ceará, comandou com imparcialidade, independência funcional e competência jurídica, mais uma sessão do Júri. Garantindo-se as prerrogativas do MP, da OAB e do Conselho de Sentença.
No final, fizemos um momento fotográfico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário