Por meio de várias mãos ágeis e de corações cheios de amor na produção tecendo o croché, era fundada no dia 14 de setembro de 1985, sob a liderança católica de Dom Fragoso e de Irmã Cleide, a Associação das Crocheteiras Novarussenses, Ascron, reunindo produtoras de croché e artesãs no sentido da organização coletiva e social.
A data da criação da Ascron e dos seus 38 anos foi lembrada pela Presidenta Selena Silva, durante discurso em evento da Lei Paulo Gustavo com a presença da Prefeita Giordanna e outras autoridades. Destacando a importância da Ascron para o desenvolvimento cultural, social e trabalhista das crocheteiras e artesãs.
A Ascron é a verdadeira arte de criar com fios, agulhas e muito amor, somando a comunidade além das linhas coloridas do mais belo croché do Planeta, exportado para todos os cantos pela estética e excelente beleza. Produto que a Ascron transformou no principal item de exportação do povo novarussense, graças à qualidade e talentos das que faz parte da Ascron.
Além da questão da produção e comercialização do croché, a Ascron também contribuiu muito para conscientizar as mulheres dos seus direitos e rumo ao empoderamento, sendo que lideranças daquela entidade, exemplo da Selena, que é candidata a Presidente do PT, ajudam muito no crescimento político e social do nosso município.
Que a Câmara de Nova Russas, a Câmara Federal e a Assembleia façam homenagens aos 38 anos da Ascron.
Palmas! muitas palmas! pelos 38 anos da Ascron.
______________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário