OPINIÃO
As boas práticas de articulação política requer muita objetividade e destreza nos movimentos. Nunca cozinhe ninguém, pois a pessoa ao se sentir ludibriada pode ser um animal nocivo a todo um trabalho construído. Um sim ou um não, é o que se espera de um articulador político, pois na grande maioria das vezes, as demandas que chegam a um político tem como porta de entrada a Articulação Política, que deve ser preparada para uma resposta pronta, sendo ela positiva, facilita muito a ginástica, todavia se negativa, precisa ser conduzida com muito jeito e habilidade para transitar entre o não atender e a satisfação do demandante.
O Articulador de oposição precisa ter habilidades mais apurada, pois não tem muito o que oferecer frente a demanda, e é nessa hora que ele precisa ter muito jogo de cintura, para responder com objetividade e ainda ter que não desagradar. A árdua missão de dar um não que não machuque, visto que a demanda tem carga de esperança, e esta não deve ser frustrada, e muitas vezes alimentada, requer extrema perícia com as palavras e principalmente vencer a negativa dentro de uma linha racional alicerçada pelo argumento, fundamentando as vezes até mesmo na inoperância dos adversário, ou mesmo vendendo a expectativa no poder para que no futuro. Um argumento bem posto, com conhecimento não só da conjectura presente mas também no candidato, precisa desenhar um perfil que venda mais esforço do que resultado, e desta feita ganhar a confiança do interlocutor que requer a solução de determinada demanda. O esforço causa no interlocutor uma ideia de compromisso com a demanda requisitada, onde coloca o Articulador coobrigado a correr atrás de resolver determinado problema, assim como também assumindo um compromisso tacito para resolver a demanda requerida. Chegar ao ponto de solucionar a demanda requer conhecimento e compromisso com a causa.
Nunca deixe alguém frustrado com sua não objetividade, você é Articulador, e precisa através dos seus movimentos suprir ou momentaneamente ou futuramente a demanda. O demandante precisa identificar em você interesse e compromisso com a problemática trazida, precisa notar que ao menos esforço está fazendo para sanar o problema. É preciso construir uma relação de confiança entre o demandante e a Articulação Política do candidato que quer logra êxito num processo eleitoral. Já na situação, no poder, o Articulador tem obrigação de resolver, de ser objetivo ainda mais e acima de tudo buscar a plena satisfação do demandante.
JESUS DA COSTA
ADVOGADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário