domingo, 21 de janeiro de 2024

Provincianismo hegemônico de Camilo divide PT em Fortaleza!

 O enquadramento e desconstrução do projeto político de Luizianne, pragmatismo de Lula, a direitização ideológica petista na capital e a hegemonia provinciana de Camilo no PT!
Para quem pensa que o longo título acima explica tudo, está equivocado. Fosse assim, não teria o texto abaixo. E vou explicar melhor os aspectos da chamada central.
Vamos por partes.
Os fatos indicam um enquadramento da ex-prefeita e pré-candidata a prefeita do PT em Fortaleza, Luizianne Lins. Não tem mais uma liderança política dentro do PT. Foi enquadrada pelo novo comando do partido no Ceará e na capital.
E o novo comando é de Direita ou do Centro Conservador de Classe Média. Senador-Ministro Camilo Santana, o novo líder máximo do PT no Ceará, não é um quadro ideológico ou intelectual orgânico do Partido dos Trabalhadores. Não se conhece a qual corrente interna da sigla ele faz parte.
Mesmo caso de Evandro Leitão. Sempre esteve vinculado ou filiado a partido de Centro-Esquerda, exemplo do PDT, mas com uma prática política de Direita.
Ele não é um populista, não conhece as linguagens da militância petista, não sabe falar aos mais diversos segmentos, não é massificado nas grandes periferias etc.
Muito diferente de Luizianne Lins.
Aos dois, Evandro e Camilo, soma-se o pragmatismo do Presidente Lula. O Lula só pensa no seu projeto de poder. Não quer saber se Luizianne foi uma militante e ativista guerreira.
Para ele, interessa a conquista do poder em Fortaleza, e vê em Evandro mais chances disso acontecer.
Para quem é cotado para suceder Lula, como é o caso de Camilo, tinha que ser menos provinciano e uma visão política mais macro e mais racional. Está se perdendo numa disputa provinciana em Fortaleza, querendo impor o EL.
Está sendo acusado de violência política por parte de Luizianne, que se sente rejeitada, alijada, discriminada, até se ausentou de dois eventos em Fortaleza, um deles, a visita oficial de Lula.
Provincianismo hegemônico de Camilo pode tirar Luizianne do palanque e da campanha do PT em Fortaleza, caso Evandro seja escolhido de maneira imposta.
Sem Luizianne, o Evandro não ganha.
Quem pode ganhar é o Capitão Wagner ou Sarto!
____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário