sábado, 24 de agosto de 2024

Desenvolvendo a tese do politeísmo busca superar o Montoteísmo na Humanidade!

 Buscando desenvolver uma  tese de busca de razões humanas nas crenças politeístas sobre o monoteísmo!
Mesmo com a hegemonia do monoteísmo desde a crença dos 10 mandamentos da Lei de Deus [Moisés], há uma crença teológica na Humanidade com várias razões.
Uma delas, seria a visão ontológica monoteísta divergente do politeísmo, a partir de um inconsciente que não acredita num Deus único em que não se vê e não se pode tocar, escondido entre nuvens celestiais.
O próprio Deus-Sol é muito mais adorado do que o Deus do Céu, em várias civilizações, exatamente por ser visto, por irradiar uma luz que gera vidas e desenvolve vários setores.
O próprio Bezerro de Ouro substituto do Deus Mosaico, por ex., talvez, sim, uma crença fundamentalista na força superior do amarelo solar: transfiguração do Sol em ouro.
O políteísmo da Índia é a simbologia de deuses imanentes da Natureza, definindo que cada animal ou planta pode ser um deus particular.
A partir de Karl Marx, o Partido-Estado passa a ser um novo Deus. Um Deus do operariado ateu e do paraíso socialista na Terra, distante do Jardim do Éden no Céu após a morte física e material. socialista na Terra, rompendo com a visão de harmonia social rumo ao Céu após a morte material.
Em governos extremistas, abomina-se o Deus da Justiça e da Igualdade por um outro segregador. Exemplo do Deus adotado pelo extremista governode Netanyahu, em Israel, utilizando a tal Teologia do Domínio: usada contra o povo palestino em nome um Deus excepcional e que é o criador do povo hebreu.
Já a Teologia da Prosperidade, neopentecostal, ressuscitou o mamon ou dinheiro do demônio. Usando o argumento "teológico" de que você pode ficar rico, caso acredite e tenha fé em Deus.
Sem falar no Buda e outros deuses orientais.
Comprovando a tese acima.
______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário