DEPOIMENTO DE UM MEDIUM FRACASSADO
Os religiosos, em geral, fracassam sob o peso de três tentações: sexo ilícito, em geral com menores ou pessoas casadas, vaidade e ambição. Não obstante, neste caso. Dr. Inácio Ferreira, ex-diretor do Sanatório Espírita de Uberaba, nos apresenta o caso de um medium fracassado, movido a vida inteira por orgulho, egoísmo e grosseria. Vejamos o diálogo: o senhor poderia me dizer onde estou? Num hospital, mas não o que o senhor estava, respondeu Dr. Inácio Ferreira. Então estou morto? Que é que você acha, perguntei: descrente, além de revoltado, estava passando da hora, respondeu. Ao reconhecer que estava passando da hora o medium mostra o primeiro sinal de arrependimento por ter perdido a oportunidade.
Qual a razão de sua amargura? Falta de humildade, gênio terrível. Nem eu me tolerava. Você era medium? Fui, larguei, não quis mais. Estudava a Doutrina? pouco, muito pouco (...) Quando fiquei velho e incapaz, minha mulher chamou um táxi e me expulsou para um asilo (...) pelo menos você não ficou na rua, não faltaram alimentos, remédios, roupa lavada...Faltava-me afeto, respondeu. Isto era com você, respondi. Plantou pra colher, perguntei? O paciente começou a chorar e não respondeu. Tenha calma. A lição foi dura, mas necessária. Aqui, Dr. Inácio o interroga de propósito pra que ele reconheça que o problema estava nele e não tentar esquivar-se culpando os outros.Este é o primeiro passo na direção da reforma íntima e reerguimento: assumir os próprios erros e empenhar-se pra modificar-se, mas sabendo que é um processo lento com idas e vindas, no qual é preciso não desanimar. Portanto, "caminhe, até que não haja mais nem o caminho e nem o caminhante e só haja o caminhar".
Será que sou louco? Todos nós temos algum grau de insanidade, respondi. Tentei, tentei, ser bom, mas não consegui. Desisti de lutar comigo mesmo, me entreguei. Que oportunidade perdida. O meu problema foi falta de humildade. Eu tinha uma certa arrogância ou melhor, tenho...Da minha falta de humildade decorria tudo: revolta, violência, grosseria...Falava o que não devia, me arrependia, mas, em seguida, voltava a falar...afastei todo mundo de mim. Até os velhos do asilo me evitavam a presença...O nosso reerguimento começa com a admissão da queda, esclareci. Quem não se admite no chão, dele não se levanta...humildade é conquista de quem serve em silêncio, esclareci-o. É bom não esquecer que a tentação de fora acontece sobre a tentação de dentro que todos carregamos. Extraído do livro: "Assim na Terra como no Céu", de Carlos Bacelli/Inácio Ferreira, com adaptações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário