sábado, 7 de junho de 2025

Por meio de uma foto, digo como será a futura chapa majoritária governista no Ceará.

 Através de uma foto, analiso e digo como será a futura Chapa Majoritária na base governista do Palácio da Abolição...
Não me valho apenas daquele conhecido brocardo jornalístico, "uma imagem vale mais do que 1.000 palavras, mas de um grande conjunto de conhecimentos teóricos e [práticos] dos mais diversos aspectos acadêmicos e populares, para fazer a mais correta possível análise de uma fotografia político-administrativa reunindo expressivas personalidades políticas governistas, no Palácio da Abolição, na tarde deste sábado: 8 de junho, durante reunião no Palácio da Abolição.
Na foto, estão aqueles que são os principais líderes políticos aliados do Presidente Lula e que dominam a política cearense há cerca de 20 anos. Na hierarquia da foto, o influente e o grande líder político cearense Senador-Ministro Camilo Santana (PT), o também senador Cid Gomes (PSB); O Governador Elmano Freitas, também do PT; o jornalista e chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; e o Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão -outro petista presente no momento fotográfico.
Descrita a foto, digo como será a sucessão e a futura chapa majoritária governista. Primeiro de tudo, os caciques políticos fotografados é que vão decidir quem vai ocupar a chapa majoritária, claro, obedecendo-se a uma hierarquia de comando e de poder entre eles e também da chefe superior de todos: Presidente Lula.
O Ministro Camilo Santana é o maior chefe político deles. Ele foi eleito governador, em 2014, com total apoio de Cid, mas virou o grande líder da política e estabeleceu a hegemonia por meio de uma política centralizada de formar seu próprio grupo político. Por exemplo, em Fortaleza, não quis saber de Luizianne e de outros petistas raiz, lançou e elegeu com seu grupo político o Evandro Leitão: aliado incondicional dele.
Em vários municípios, na missão de formar seu grupo hegemônico de poder com políticos fiéis, tentou dominar políticas vários municípios (Juazeiro, com o primo Fernando), Sobral (com a Izolda); mas deu certo apenas em Crateús, com a Janaína.
Fez o mesmo que Tasso Jereissati, quando após assumir o governo, construiu seu grupo político, formado por Ciro Gomes (eleito governador), por Sérgio Machado, por Beny Veras, por Assis Machado. Todos, com exceção de Ciro, eram tecnocratas e executivos de grandes grupos empresariais do CIC e da FIEC, como também era Tasso.
O Camilo está fazendo o mesmo e vai continuar fazendo. Sua chapa será de políticos leais, fiéis e submissos ao seu projeto de poder político. Deu governador será novamente Elmano Freitas, que vai para reeleição com apoio dele, de Cid, do Evandro, do Chagas, enfim, de todos os que estão na referida foto.
Nas duas vagas para o Senado, se depender de Camilo e do Elmano, o Cid ficará com uma delas, pois tem liderança total no PSB e é consenso na agremiação socialista. A outra vaga poderia ser de Chagas Vieira. O Vieira já está nas pesquisas, pontuou bem, numa estratégia bem pensada dos caciques, vai passar o Guimarães. Um nome de consenso do Elmano e Camilo, não é PT raiz e não vem uma carreira profissional na política.
Quando ao cargo de vice, em tese, poderia continuar a atual vice-governadora, Jade Romero (MDB), pois é bem articulada, tem um perfil carismático e opular; e tem a preferência dos líderes governistas. Mas, caso uma das vagas na disputa pelo Senado seja do MDB (leia-se Eunício), ela não seria mais vice. 
Apenas um adendo. Há grande possibilidade de que o PSD (dos Domingos: Deputado Federal Domingos Neto; Secretário Domingos Filho)) fique com uma das vagas na chapa majoritária, a partir de uma articulação por cima via Kassab. Poderia ser a vice, podendo a Gabriela ou ser candidata a senadora, ou mesmo a vice-governadora.
Sabe-se que ainda tem muitas articulações políticas.
Mas a foto ajuda e diz muito na solução do enigma da sucessão estadual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário