Realizado antes do início da Quaresma (ritual sagrado católoico para celebrar Cristo), o Carnaval, mesmo no liberou geral, também é marcado pela forte repressão e censura dos organismos policiais contra a liberalização dos instintos e a esculhambação.
Mesmo sendo a festa da carne, no seu sentido etimológico, em que tudo é permitido, inclusive mulheres andarem seminuas, urinar no meio da rua e até fazer sexo em lugares públicos, por outro lado, existe uma repressão violenta contra tudo isso. rnaval,
Numa recorrência ao maconheiro Sigmund Freud, Pai da Psicanálise, Seria a luta e o combate do superego do Estado repressor contra a liberação instintiva do ego individual.
Numa recorrência ao maconheiro Sigmund Freud, Pai da Psicanálise, Seria a luta e o combate do superego do Estado repressor contra a liberação instintiva do ego individual.
Invocando-se o Deus Dioniso (deus grego da luxúria e dos vícios), por ex., as mulheres podem andar sensuais e seminuas nas ruas carnavalescas, mas os homens devem ser privado da excitação dos seus hormônios (testosterona), evitando qualquer tipo de investida mais caliente contra elas, sob pena de serem presos e processados por importunação sexual.
No meio da multidões do que pulam o carnaval, ficam milhares de policiais militares, vigiando com as regras e leis da sociedade conservadora, os carnavalescos e pulantes do carnaval mais radicais e devassos, até os prendendo.
Ou seja, o Estado e seus organismos policiais e jurídicos reprimem de maneira violenta as chamadas pulsões do instinto e do ego. Se mijar publicamente, vai preso por atentado violento ao pudor.
Isso faz com que, em seus inconscientes, a maioria dos que brincam o carnaval, sejam homens ou mulheres, no melhor do liberou geral, odeiam forças de segurança que reprimem seus egos sexuais, suas pulsões instintivas do primado do corpo liberado sobre a mente.
Portanto, o carnaval é uma dualidade entre liberação e repressão.
Se for brincar, não passe dos limites.
Para não ir parar no xadrez.
______________________________________________________

Nenhum comentário:
Postar um comentário