sábado, 7 de fevereiro de 2026

Publicando 1º Aulão de conscientização e conhecimentos gerais aos prefeitos e prefeitas.

 1º Aulão de conscientização política e conhecimentos gerais aos prefeitos/as dos Sertões de Crateús, dos Inhamuns e da Ibiapaba.
Conheço praticamente todos os prefeitos e as prefeitas dos Sertões de Crateús, dos Inhamuns e da Ibiapa, entre outros da chamada Grande Região Norte: 
Giordanna Mano (Nova Russas), Júnior do Titico (Ipueiras), Eduardo Coelho (Novo Oriente) e William Vieria, Independência; Amaro Pereira (Ipaporanga), Marcelo Mota [Tamboril], Luan Xavier (Hidrolândia), Joel Barroso [Santa Quitéria], Douglas, Catunda; Salomão (Monsenhor Tabosa); Juliana Abreu (Quiterianópolis), Uchoa em Poranga, Aristeu Eduardo, em Ararendá; Milena (Ipu), Ronilson (Croatá), Dra. Livia (Pires Ferreira), Cefas Melo (Guaraciaba) etc. etc.
Considero que conheço pessoalmente a todos.
Mas entendo pela logica e pela racionalidade política que falta a eles uma boa assessoria política  para entender os fenômenos políticos, sociais e humanos mais complexos de suas cidades.
Ou seja: eles não compreendem os vários aspectos políticos, ideológicos e outros das cidades que governam.
Para começar. Não possuem uma associação regional de prefeitos e de prefeitas, como forma de aumentar a organização política deles, visando lutar pelo municipalismo e por conquistas para seus municípios.
Outra coisa. Não conhecem teoricamente as religiões locais e seus líderes. Mesmo sendo católicos em sua maioria, poucos sabem quem foi Dom Fragoso e a Teologia da Libertação, as correntes conservadoras do catolicismo (Arautos, Renovação Carismática); ou as várias denominações pentecostais e neopentecostais dos evangélicos; as doutrinas das religiões afro-descendentes.
Sobre os sindicatos dos servidores, pouco ou [nada] sabem sobre a Fetamce (Federação dos Servidores), desconhecem a ideologia sindical da CUT e de outras centrais sindicias; não sabem sobre aspectos ideológicos e sindicatos dos sindicato dos trabalhadores  e dos agricultores.
Perguntem aos mesmos: o que é o Lions?, a Maçonaria?, a Ordem Demolay?, a TFP, entre outras. Possivelmente, terão dificuldades em dizer e falar.
Em suas propagandas nas redes sociais, a maior parte de suas ações administrativas que divulgam,  são oriundas do governo do Ceará, ou seja, o governador de plantão é o prefeito geral dos municípios.
Não possuem uma imprensa profissional para fazer um jornalismo político bem feito, contando apenas com influenciadores despolitizados.
Isso gera desconhecimento do mundo político. Alienação em relação a assessores e políticos principais do Governo Elmano; pouco sabem sobre a ideologia política do Governador Elmano.
Nem mesmo, pode-se dizer, sabem das ideologias dos seus partidos.
A sorte deles é que não existem oposições forte, apenas grupos políticos amadores de oposição, não profissional em seus municípios.
Por isso, vencem as eleições municipais.


_______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário