domingo, 19 de fevereiro de 2017

1ª biografia não autorizada do Blog Professor Tim sobre Michel Foucault!

Biografia não autorizada de Michel Foucault: filósofo libertário do Vigiar e Punir!!!
Biografias viraram moda, mesmo as não autorizadas. 
Mas não é fácil escrever a biografia de Michel Foucault, filósofo e psicopatologista francês homossexual portador de HIV transmitido por um africano e morto vítima da AIDS -considerado o guru filosófico da repressão normativa e punitiva da sociedade burguesa.
Nascido em Poitiers, no dia 15 de outubro de 1926, cidade da região metropolitana de Paris, filho de pais médicos,  Michel FoucaultResultado de imagem para fotos e imagens de michel foucault nasce cercado pelo poder médico do qual será, depois, um feroz crítico. 
Talvez tenha escrito "O Nascimento da Clínica, onde estuda o surgimento da medicina moderna, como um acerto de conta como passado de sua família, sobretudo, com o o pai, a quem odiava na adolescência.
Michel Foucault tem origem genética e social numa família burguesa e aristocrática da velha e conservadora França, país decadente do continente europeu. 
Foucault estudou de 1932 até o início da Segunda Guerra Mundial, primeiro no Henri IV -espécie de Liceu francês de educação tradiconal e repressiva-, depois no Saint Stanislaw -mosteiro medieval de caráter muito religioso e privado. Foi no Stanislaw que Foucault conheceu a forte repressão nazista, quando dois dos seus professores foram mortos pelas tropas de Hitler que ocupavam a França, sob governo do traidor Vichy.
Graduou-se em Psicologia e Filosofia na famosa Sorbonne em Filosofia, com especialização em Psicopatologia e doutorado em filosofia do punir -criticando os sistemas de repressão social e educacional da sociedade francesa. 
Em 1950, discriminado pela reacionária sociedade francesa, Foucault assume sua homossexualidade ou viadagem adquirida, sendo internado como 'louco de pedra' pelo próprio pai no Hospital Sainte-Anne, momento em que escreveu dois de seus principais livros: "Doença Mental e Psicologia e História da Loucura. A
Após sair do asilo, em 1962, assume a cadeira titular do departamento de filosofia da Universidade de Clermont-Ferrand, até a saída, em 1966, para ensinar na Universidade de Túnis.
Retorna à França, em 1968, para ser um dos intelectuais, ao lado de Sartre e de Camus, das famosas barricadas de paris do É proibido proibir dos protestos contra o capitalismo global e contra os preconceitos, a ponto de fazer surubas sexuais com imigrantes argelinos e africanos nas margens do Rio Sena.
"Vigiar e Punir", entre outros livros históricos e filosóficos de Foucaul (História da Sexualidade, Hermenêutica, do Sujeito, Capitalismo e micropoderes, Nascimento da Biopolítica, entre outras.
O grande filósofo Foucault morreu no dia 25 de junho de 1984, 50 quilos mais magro e praticamente sem voz, ao lado do amigo Gilles Deleuze, Foucault morre vitimado pela AIDS -a chamada 'peste gay'.
 Antes de morrer, leu uma das frases do livro, "o Uso dos Prazeres": 
"De que valeria o empenho do saber se assegurasse apenas o descaminho daquele que conhece".
________________________________
Breve resumo literário e filosófico de "Vigiar e Punir"...
Considerado o livro clássico de Michel Foucault sobre as prisões e o sistema prisional ao longo do tempo, Michel Foucault [psicopatologista, além de mestre da fala das sociedade e das cadeias], Vigiar e Punir é a principal obra filosófica e psicológica dele.
Em Vigiar e Punir, livro excelente sobre Direito, admitiu que o poder de punir das leis burguesas se aplicam apenas sobre os pobres e os lascados.
Nele Foucault fala sobre a evolução do Direito Penal, saindo da punição do como castigo divino da Idade Média para castigar os que roubam as propriedades burguesas. povão. 
Segundo Faucault, naa Idade Média européia, o criminoso de crime grave era punido gravemente em praça pública com a morte em enforcamentos ou apedrejamentos, hipnotizando as massas entre a piedade pelo bandido morto ou o delírio pela morte autorizada pelo Rei ou Imperador de plantão. 
Tais penas capitais, como explica ele, começaram a ser criticadas e surgiu, a partir daí, a humanização das penas nas prisões individuais ou coletivas dos presídios e das cadeias.
A nova regra penal e punitiva dos códigos penal e de processo penal, a partir do iluminismo racionalista do Direito, era punir com cadeia quem roubasse uma fábrica, um banco ou uma indústria de qualquer propriedade burguesa. 
Crimes como roubo de lenha e de porcos, quebra de máquinas, greve sindicais e vadiagem, entre outros, passaram a ser duramente punidos.
Com a revolução francesa de 1789 e a passagem à agricultura intensiva, a justiça começou a penalizar mais severamente o roubo e se torna justiça de classe, entregando à ação das polícias e do Judiciário, como entes de classe da justiça burguesa, quem cometesse delitos contra a propriedade privada dos meios de produção. 
A nova estratégia baseia-se na teoria geral do Contrato Social, de Rousseau, a partir do código napoleônico de 1810, com o DireitoResultado de imagem para fotos e imagens de michel foucault de punir aos fora da lei das classes populares.
Paralelo à punição exemplar dentro da lei e da ordem burguesa, surgiu a administração penitenciária para fazer cumprir e humanizar os direitos carcerários, até hoje não cumpridos, mesmo com a decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) -prevendo indenização por danos morais aos presos.
Sistema, assim, como finalizou Foucault, em seu Vigiar e Punir, de que tais prisões se englobaria no coletivo social de suas instituições globais. Vigiando e punindo aos pobres!
________________________________
Sociedades de controle e disciplinares no Século XXI...
O Panóptico, cadeia circular que dava uma visão geral para se vigiar todos os presos, descrito por Michel Foucault, foi apenas o começo de tudo. 
Começo do controle da sociedade disciplinar vigiando e punindo a todos, que ganhou força a partir do iluminismo burguês dos códigos penais modernos e do aprisionamento social.
Sociedades contemporâneas do Século XXI estão cheias de exemplo de controles disciplinares. 
É a microfísica do poder punitivoResultado de imagem para fotos e imagens de michel foucault!
Controles absolutos para vigiar e punir a todos. Visando disciplinar e punir as coletividades humanas.
Não apenas das instituições tradicionais, como escolas, prisões e hospícios, vivemos um grande Big Brother Brasil (BBB) -típico do programa da Globo, que está na sua 17ª edição.
 Grande Irmão com câmeras vigiando a todos nas ruas e avenidas no controle total da sociedade, também através de leis e de outros meios controlacionais.
George Orwell, em "1984", criando uma distopia e novilíngua totalitárias, falou das sociedades rigidamente controlas por câmeras de alta precisão monitorando populações inteiras, como se fossem deuses tecnológicos. 
________________________________
Foucault: vigiar e punir nas escolas para educar melhor...
Definindo a escola como espaço do conhecimento, da fala e da linguagem humanas, Michel FoucaultFoto: Foucault não acreditava que a dominação fosse originária de uma fonte única coloca as escolas como espaço de micropoderes sociais de controle e de punição. Micropoderes, aqui, explicado como o poder do pai de família, do guarda da esquina, do policial militar e do agente da Civil, do coletor, do fiscal de feira; do chefe partidário, do reitor da Universidade, do diretor da escola punir e reprimir as liberdades e os instintos biológicos.
Ao lado das prisões, dos hospitais, das fábricas e dos asilos, as escolas seriam invenções do capitalismo disciplinador e punitivo. 
Escolas obedeceriam às mesmas normas e leis de controle do restante da sociedade capitalista e produtiva. 
Com sua educação bancária e reprodutiva do sistema capitalista de produção e da ordem social dominante. Foucault explica isso melhor na localização espacial das carteiras, hegemonia do professor sobre o aluno, na grade curricular disciplinar para defender o capitalismo, entre outros aspectos, as escolas serviriam apenas para fabricar pessoas dóceis, submissas, disciplinas e punidas pelo sistema capitalista.
A própria engenharia e arquitetura dos nossos colégios e das nossas escolas lembram as nossas unidades prisionais. Nossas escolas e colégios parecem mais com presídios do que com outra coisa
Nossas escolas e colégios lembram unidades carcerárias de caráter pedagógico e disciplinar.

Tudo isso para disciplinar os educanos em seres humanos educados para serem adestrados, disciplinados, normalizado e defensores da ordem.
_______________________________
Nazismo, totalitarismo e Biopoder...
O Biopoder é um conjunto de técnicas da ciência instrumental médica e científica, destinado a controlar e determinar a vida e a morte das pessoas. 
Exemplos disso são as laqueaduras nas mulheres pobres, vacinas nos idosos, criação de vírus potentes em laboratórios, armas nucleares cada vez mais poderosas.
Nome disso tudo é Biopolítica, ou novos mecanismos de controle e de produção capitalistas.
Tudo isso organizado pelos ricos e pela burguesia fedorenta, cuja sede principal fica nos Estados Unidos.  
Túnel do Tempo...
Que fim levaram as edições em Português de Vigiar e Punir, principal livro de Michel Foucault?
É o novo!
Intelectual novarussense das antigas lembrando que, em 1968, assistu palestra de Michel Foucault, na Universidade de Sorbonne.
________________________________
Biógrafo: Professor Tim é cientista político e defensor das teses psicológicas e filosóficas de Foucault.

Nenhum comentário:

Postar um comentário