domingo, 19 de fevereiro de 2017

Artigo do Blog Professor Tim com dicas e orientação políticas para o prefeito Aristeu eleger o sucessor em 2020.

Algumas dicas e orientações para o prefeito Aristeu não perder o poder em 2020!
Não seria bom para Ararendá e para a região o prefeito Aristeu Eduardo (PT) não eleger o sucessor em 2020, mas é preciso tomar algumas medidas políticas para que isso não aconteça na próxima eleição municipal.
Durante o 1º mandato, com diversas obras e avanços na educação, o prefeito AristeuA imagem pode conter: 5 pessoas, área interna é considerado o melhor prefeito da história de Ararendá -município jovem que tem apenas 26 anos de emancipação e já foi distrito de Nova Russas.
Como o 1º mandato já foi, com a boa reeleição, que ganhou bem e ganhou de goleada do principal adversário, Paulo Fernando Veras Mourão, na bipolaridade radical da política de Ararendá, o jogo zerou no começo do 2º mandato.
E o prefeito Aristeu não começou muito bem, tanto política quanto administrativamente, basta ver a reação daquele aumento mínimo dos professores. Sem falar em alguns erros políticos na formaão do seu secretariado, que não ampliou sua base de governo.
Foi pior do que isso. O prefeito Aristeu centralizou mais poder na família Eduardo, que é a sua família. A mulher, Raquel, foi reeleita novamente presidente da Câmara, dominando, ao seu lado, os dois maiores poderes da República: Legislativo e Executivo.
Mais centralismo familiar: além de manter o irmão Alécio na Secretaria de Educação, demitiu o técnico Mariano (hoje no 3º escalão da pasta), em ato chamado de nepotismo pela literatura política,  indicou sua irmã, Jacyra EduardoA imagem pode conter: 23 pessoas, pessoas sorrindo, área interna, para ocupar a importante complexa Secretaria de Saúde -cargo que exige muitos conhecimentos técnicos para conhecer do SUS e de outros programas.
Voltando à Educação, ao manter o irmão Alécio, Aristeu cometeu um grande erro político. Poderia, após o final da eleição, onde obteve uma grande vitória, para unificar o povo de Ararendá, fazendo um governo de união municipal, deveria ter convidado seu principal adversário e candidato derrotado a prefeito, professor universitário Paulo Fernando, para o cargo de secretário municipal de Educação.
A indicação de Paulo Fernando Mourão na Educação teria dois objetivos. O 1º seria colocar um grande e competente quadro da educação superior, que ele é, para gerenciar a educação municipal. O 2º seria dividir ainda mais a família Mourão e isolando Paulo Fernando do núcleo mais radical dos Mourões, ligado em torno da liderança de Tânia Mourão e do médico Vicente Filho.
Tem mais. Até agora o suplente de vereador e uma pessoa capacitada, Alexandre Mourão, que brigou com a própria família para ficar do lado de Aristeu, ainda não ganhou secretaria alguma. Poderia ser secretário de Ação Social, pois tem talento e competência, mas o prefeito Aristeu prefere um crateuense na referida secretaria: Francisco de Assis Rodrigues de Sousa, que ficou conhecido na midia radiofônica regional como 'Rodrigo Bala'.
Tem mais. Governo Aristeu continua governando com apenas dois partidos: PT e PR do vice, Dr. Luiz, enquanto a maioria dos grandes partidos políticos ararendaenses estão no contra: PSD, PSDB, PDT, PC do B, SD, PMB estão no contra.
Acontece isso porque o prefeito Aristeu, politicamente falando, é teimoso em continuar no PT de Lula e apenas o PR como aliado. Tal coligação pequena não é boa para ele, até porque o PT não está mais no governo federal e o governador Camilo pode mudar de partido.
Mais um tiquinho. O deputado Guimarães, que conseguiu muitas obras para a Prefeitura de Ararendá, não tem mais força alguma no governo federal, desde que Dilma sofreu Impeachment e Temer assumiu a Presidência da República.
Isso quer dizer o seguinte: Se depender de obras do governo federal, arranjadas por Guimarães, gestão Aristeu não vai conseguir quase nada. Quem pode conseguir obras para Ararendá seriam alguns deputados federais aliados de Temer e adversários de Guimarães e do PT.
Está na hora do prefeito Aristeu se filiar ao PDT dos Ferreira Gomes e se aproximar do PC do B, até garantindo apoio à reeleição do deputado Carlos Felipe -que tem muitas força nos comitês municipais do PC do B, inclusive no de Ararendá.
Outra coisa. O Dr. Luiz tem sido um bom vice, fiel e leal ao prefeito Aristeu, mas sua força política não é tão grande. Tem apenas o PR como partido e apenas o vereador Fanca Melo como base parlamentar de apoio.
E o próprio Dr. Luiz sonha em ser o candidato do prefeito Aristeu em 2020, mas ninguém sabe se vai conseguir. Há ainda os nomes de Chagas Liberato e outros nomes que podem surgir até a eleição futura.
Aqui terminam nossas dicas e orientações políticas ao prefeito Aristeu!
Torcendo para ele eleger o sucessor em 2020!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário