quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Coluna do Blog Professor Tim apontando as causas de tantas prisões nos Inhamuns.

Quais são as leis e as forças de repressão que prendem mais no Cadeião dos Inhamuns!
Uma coisa é certa. Os Sertões de Crateús e os Sertões dos Inhamuns formam um grande cadeião de milhares de presos de origem social proletária, pelo aumento das forças da repressão estatal do estado burguês, em diversas cadeias e outros centros prisionais dos Sertões de Crateús e dos Sertões dos Inhamuns.

Diariamente nos blogs mais especializados em assuntos e notas policiais (Blog Ipaporanga Notícias, Blog do Radialista Denes Lima, Blog do Manuel Sales);e nos jornais das principais rádios da região (Falando Francamente na Poty, Plenário do Povo na Acaraú FM, Jornal Seara, Jornal da 104 na Timbaúba FM) são noticiadas diversas prisões de marginais comuns e de meliantes, aqui usando a linguagem policial.
Uma das causas principais é a forte repressão policial e militar contra os marginais comuns que praticam crimes. Crateús, Nova Russas e Tauá são cidades bastante militarizadas pelo governador Camilo SantanaResultado de imagem para fotos e imagens do raio de tauá, com as mais diversas forças da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e dos seus grupos mais especializados: Ronda, Cotam, Cotar, Raio etc.
Forças especiais da PMCE que estão prendendo muitas pessoas que cometem delitos de menor potencial ofensivo ou os chamados crimes hediondos.
Agora vou explicar porque tantas prisões ocorrem nas cidades dos sertões dos inhamuns e nos sertões de Crateús, compreendendo diversas cidades: Nova Russas, Crateús, Tauá, Independência, Ipueiras, Poranga, Novo Oriente, Tamboril, entre outras.
As explicações começam a partir de agora!
Aparato forte de repressão e leis duras...
O que faz haver tantas prisões, vou repetir, é o forte aparato de repressão estatal, montando pelo governador Camilo, alheio à falta de água e e de educação, em nossa região.
Somando-se a forte repressão estatal tem ainda as leis muito duras que colocam na cadeia milhares de pessoas que tentaram o submundo da criminalidade.
Lei do tráfico de drogas é a que mais prende...
Uma das leis que mais prendem os bandidos que, na sociologia policial são chamados de antissociais, mesmo que seja pés de chinelos e marginais comuns; dentro do controle social das elites,  em nossa região, por conta do grande número de viciados e também de traficantes de drogas ilegais (maconha, cocaína e crack), é a do tráfico de drogas:


Caso da Lei 11.343/2006, mais precisamente seu artigo 33 -que trata do tráfico e associação ao tráfico de drogas.

Semana passada, os jovens Francisco de Sousa Lucas  e Antonio Alves de Souza Neto, o Pipico, foram presos por tráfico de drogas e entorpecentes, sendo recolhidos à cadeia pública de Nova Russas -superlotando ainda mais aquela unidade prisional.

Em Ipueiras, a Polícia Civil prendeu Gilson e Edilson da Silva por associação ao tráfico. E a jovem Tatiane foi presa tentando jogar drogas para dentro da cadeia pública de Ararendá.
E o jovem Talis, em Crateús, foi preso pelo Raio portando cerca de 40 pedras de crack. Autuando em flagrante delito e encaminhado para a Delegacia nos devidos procedimentos legais e cabíveis.
Crimes contra o patrimônio também prendem...
As leis do Código Penal, especialmente dos chamados crimes contra o patrimônio, prendem muitos infratores que gostam de pegar no que é alheio.
Uma dupla de marginais foi presa em Tamboril, acusada de roubo e assalto de vários objetos de uma propriedade particular na zona rural daquele município.
Em Crateús, por ação do temido Raio, foi preso um adolescente marginalizado acusado do roubo de um celular de jovem crateuense de classe média.
Maria da Penha prende muito...
Lei extravagante e ilegal das feministas do Congresso Nacional, botando pais de família na cadeia e transferindo o pátrio poder para o Estado burguês, a Lei Maria da Penha, que fala da violência doméstica de gênero, até mesmo entre pais e filhos também prende muito. 
Um elemento de Tamboril foi preso sob acusação de ameaçar a própria mãe. O indivíduo Diones, em Novo Oriente, foi preso acusado de bater e ameaçar a esposa.
Outras leis que prendem muito...
Com o aumento da repressão e maior controle jurídico, quem abusa e viola as leis dos crimes dolosos contra a vida, ou seja, matam ou tentam matar alguém (artigo 121), vão presos. Aconteceu com Pipoca, que mandou uma pessoa para o cemitério em Catunda e acabou preso em Nova Russas, por força de mandado de prisão.
São as leis do trânsito (embriaguês ao volante), as leis contra autoridades (desacato), as leis cíveis e a famosa prisão por não pagar pensão alimentícia.
Até mesmo invasão de domicílio prende, como ocorreu com o Barrão -meliante de Crateús.
Leis bastante questionadas, e, muitas delas ilegais, que superlotando as cadeias da nossa região, que não ressocializam e nem recuperam ninguém.
Estamos virando um cadeia de milhares de presos.
Sem o cumprimento da Lei de Execuções Penais.
Assim é o Cadeião dos Inhamuns!
Túnel do tempo...
Que fim levou o Foguinho, preso outro dia em Tamboril?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1978, foi flagrado com dois baseado de maconha e não foi preso.
__________________________________________

Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário