quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Dissertação do Blog Professor Tim sobre as causas do desemprego.

Dissertando sobre reais causas do desemprego no Brasil!
Antes é preciso retificar as estatísticas oficiais do desemprego no Brasil: não existem apenas 13 de milhões de desempregos. 13 milhões de desempregados são apenas os trabalhadores de carteira assinada que ficaram desempregados.
Se for para os números reais dos desempregados, os sem emprego ficam na ordem de 30 a 50 milhões de brasileiros/as sem qualquer oportunidade de trabalho, ficando com suas carteiras de trabalho mofadasResultado de imagem para fotos e imagens do desemprego, vivendo de bicos e da informalidade da economia sem vagas no trabalho.
Mas quais as causas reais do desemprego no Brasil?
São várias e diversas!
Uma delas é o agronegócio e a concentração de terras no Brasil nas mãos de meia dúzia de empresários rurais que só plantam soja e das multinacionais das commodities, como a soja -vendidas a preço de banana.
Por que? Porque o agronegócio, ao tomar as terras dos pequenos e médios produtores rurais, aliados aos governos conservadores (Dilma, Temer), impede a produção agrícola, a formação de um mercado interno e provoca o êxodo rural -gerador maior do desemprego estrutural e tecnológico.
Tem mais. O governo federal ao desnacionalizar a economia brasileira, vendendo nossas empresas para grandes empresas multinacionais, tira nossos empregos e levam para os Estados Unidos e para a Europa.
Uma outra causa é a grande taxa tributária no Brasil para abrir pequenas e médias empresas. Burocracia demais para abrir e mais ainda para fechar. Sem falar na falta de crédito dos bancos oficiais para os pequenos negócios, mesmo com a boa vontade do Banco do Nordeste.
A Macroeconomia da financeirização e dos juros, que deixa o dinheiro da economia dentro dos bancos nacionais (Itaú) e estrangeiros (Santander) faz com que a economia fique parada com falta de investimentos e de obras estratégicas: ferrovias, rodovias, portos e aeroportos, novas hidrelétricas -que poderiam gerar milhões de empregos.
Agravando-se com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) imposta pelo Banco Mundial e pelo Federal Reserve Bank, que impede investimentos oficiais, ao lado da corrupção dos políticos da Lavajato e do roubo de nossas riquezas minerais pelas multinacionais.
A concentração industrial e comercial em São Paulo, com incentivos fiscais e monetários para montadoras da Europa e dos Estados Unidos (FIAT), é outro gargalo para se gerar desemprego no Brasil.
Causando do desemprego no Brasil que só tende a aumentar no Brasil.
Dê graças a Deus você ter um emprego!
__________________________________________
​Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário