segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Doutrinador José Matos escreveu como o mais iluminado espírito de luz seu belo artigo: Espiritualidade e Humildade.

ESPIRITUALIDADE E HUMILDADE
Ensina a Maçonaria: "antes de começar a caminhada você é apenas uma pedra bruta". Só com o polimento - despertamento das qualidades divinas presentes em todos os seres -,torna-se pedra preciosa. Após ser admitido é neófito, nova planta. Se não for polido, terminará seus dias como pedra bruta, e terá perdido sua encarnação. Nesse sentido alertou Jesus: " De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?". Mestre Chico Xavier ensinava que de 70 a 80% das pessoas após a morte permanecem entre nós ignorando seus estados de espíritos; isso acontece porque a pobre humanidade pensa, basicamente, em sobreviver ou acumular coisas materiais.
Requer-se do candidato ao despertamento espiritual, inicialmente, quatro qualidades básicas: boa vontade, sinceridade nas relações, solidariedade e humildade. Candidatos preguiçosos, curiosos, hipócritas, interesseiros devem ser descartados. Quanto aos orgulhosos, somente devem ser admitidos se concordarem com dura disciplina que deve ser estabelecida. Admitir candidato orgulhoso e tratá-lo com complacência é dar-lhe meios para prejudicar-se. Quanto aos interesseiros é preciso explicar-lhes que com espiritualidade nada se ganha; apenas se perde: orgulho, desonestidade, preguiça, má-vontade, inveja, maldade, irresponsabilidade, estupidez, etc.
A caminhada é feita de obstáculos. Os maiores, estão na própria pessoa. Melhorando-se como ser humano, e elevando a consciência, os obstáculos externos enfraquecem. Despertamento da vaidade, desequilíbrio sexual, ambição por posses materiais, desvio de finalidade e desânimo são os mais comuns. Conhecer-se para fortalecer-se é o remédio indicado. Enquanto estiver vivo é preciso atenção consigo até o último minuto da vida. "Numa subida de mil degraus você pode cair até do 999", ensinou o Mestre Emmanoel, e isso é humildade.
Caminhe!, mas evite faze-lo sozinho. Esteja num grupo afim para permutar ideias, trabalhar, compreender e vencer. Até os Grandes Mestres que vieram à terra precisaram de grupos de amigos para apoiar e receber apoio.
José MatosA imagem pode conter: 2 pessoas - Brasília - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário