sexta-feira, 17 de março de 2017

A catástrofe educacional em Crateús virou a preocupação nº 1 de Montezuma Sales, e mais ainda, como um crateuense da gema e nativo, a presença de uma secretária de Educação importada de Acopiara. É o que se lê no seu maravilhoso artigo educacional, que termina para não reclamar ao bispo.

EDUCAÇÃO PÚBLICA EM CRATEÚS BEIRA À CATÁSTROFE.
O quadro na Educação Pública Municipal em Crateús é muito pior do que se apresenta. Ninguém se entende. 
Crateús tem uma Secretária autoritária, prepotente, que trabalha três dias na semana(3ª, 4ª, 5ª), e que faz questão de quebrar qualquer vinculo com a estrutura da Secretaria de Educação da gestão passada, mesmo aquela que produz, e que dá certo. 
Desmobiliza qualquer ação pedagógica para se fincar no individualismo. E montar a sua patota. 
A falta de diálogo entre a Secretária Luiza Aurélio e o quadro de Diretores é evidente, claro. O que é profundamente prejudicial, a já precária Educação Pública em Crateús.
Secretária importada de Acopiara, e que lá passa 4 dias por semana, mas recebe de Crateús o mês integral recebe "instrução" de três educadores: Isauro Machado, Sebastiao Smith e Lindaleia. 
Sr Isauro Machado tem horror a sala de aula. Perguntem lá no CREDE 13.
 Sr Isauro Machado, parente do Prefeito, mesmo desconhecendo praticamente tudo que diz respeito à função, é subsecretário de Educação. Quem toma conta do dinheiro é outro parente do Prefeito. Tudo Tramontina.
Crateús fez um Plano Municipal de Educação, mas até agora não aplicou uma vírgula do que está neste plano. O que aplica bem é a futrica, a prepotência, a incompetência, a intriga. Pobre 6 mil alunos que passivamente sofrem este desastre.
Na primeira reunião que a Secretária de Educação, Luiza Aurélio fez com Diretores e o Setor Pedagógico( este há poucos dias foi completado, mesmo tendo 5 meses para fazê-lo) fez questão de demonstrar a petulância e foi dizendo que tinha Carta Branca do Prefeito. E eu digo que em Educação, Carta em Branca é atestado de analfabetismo. E foi mais além a Secretária Luiza que tinha sido taxada de louca por ter aceito ser Secretária de Educação em Crateús. Mas, resolveu assumir o desafio. Quem está sendo desafiada é a cidade, com toda a necessidade nesta área, e ter uma Secretária que passa apenas três dias na cidade.
Por todo o Processo de Seleção, delicado processo, a Sra. Secretária não estava em Crateús. Pratica a semana Dinamarquesa, onde se trabalha 20 horas semanais.
Quem tocou todo a sessão pastelão que todos estamos vendo, foi o Sr Isauro Machado, que informava à Sra. Luiza Aurélio pelo telefone que tudo corria muito bem. Sra. Luiza Aurélio a bem da verdade não tem nenhum compromisso com a Cidade de Crateús. Esta passando da hora do Sr Marcelo Machado tomar posse.
O não provimento dos cargos que o Processo de Seleção se propõe escolher para lotar de imediato nas Escolas, não existe, e não tem previsão para conclusão, o que definitivamente para o dia 20/03, a Escola que abrir, o fará em condições precárias. O Pedido de Vistas, feito pelo Vereador Eunivaldo Corisco foi ação de pau mandado, de cupista, em inteiro desrespeito ao eleitor que o colocou lá. O Pedido de Vista é claramente para protelar, criar as condições para que a aulas não comecem. Pelo primeiros dias da Câmara Municipal de Crateús, esta legislatura é das piores. A quem reclamar? Ao Bispo. Não, ao Bispo, não.

________________________________________________
Autor: Montezuma SalesA imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol, barba e close-up é advogado e consagrado intelectual de Crateús.

Nenhum comentário:

Postar um comentário