sexta-feira, 10 de março de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a genial entrevista da doutora Alice Iracema no Jornal Seara.

Uma entrevista para ficar na história do jornalismo de rádio: Doutora Alice no Jornal Seara!
Quarta, 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, o Jornal Seara fez uma das melhores entrevistas de suas edições bem ouvidas e democráticas. A entrevistada foi a genial doutora Alice Melo Aragão (nascida em Nova Russas), 1ª promotora criminal da vara do Júri em Fortaleza -feito inédito no Ministério Público e na Justiça do Ceará.
Sobre esse fato extraordinário, pauta de uma matéria e de entrevista dela no Diário do Nordeste (DN), é que se pautou a entrevista de doutora Alice IracemaA imagem pode conter: 1 pessoa, também falando do programa Tempo de Justiça.
Numa longa e espetacular entrevista ao apresentador âncora do Jornal Seara, Luís Augusto, doutora Alice Iracema (sumidade do MP e das ciências jurídicas) abordou, com extrema inteligência global,  diversos assuntos: 


violência policial dos grupos de elite da PM, questão das desigualdades sociais e da falta de educação gerando a violência urbana; carências da Polícia Civil, questões de sua atividade profissional, crise no sistema penitenciário, morosidade processual, entre outros.
Um outro assunto que Alice Iracema falouA imagem pode conter: 1 pessoa, durante entrevista que registrou grande audiência no Jornal Seara, foi a concentração de renda gerando violência e exclusão, caso dos ricos que moram em condomínios de luxo, tipo Alphaville -alguns deles existindo em Fortaleza e na sua região metropolitana.
Tratando todos os temas com extrema inteligência e capacidade verbal, sempre falando numa linguagem bem simples e de entendimento dos ouvintes.
Entrevista para entrar na história do rádio de Nova Russas e da região!
Uma pergunta genial de Luís Augusto...
Doutora Alice, por ter colocando tanta gente na cadeia, a senhora não tem o temor, não tem medo de algum tipo de violência por parte de quem foi condenado nos seus tribunais do júri, sendo fazendo Justiça a todos?
No que, em resposta, a doutora Alice disse que, sendo filha de uma mãe sertaneja que ensinou a ela não tem medo e sempre falar a verdade com coragem, não ia temer os poderosos que ela colocou na cadeia.
Outra boa pergunta...
Doutora Alice, agora nos responda: a senhora falou aí de o ECA é um gargalo para a Justiça, favorecendo menores infratores na punição justa deles. Verdade?, no que Alice, em resposta, concordou, mas citando a Lei de Execuções Penais como antecessora dos direitos das criança e dos adolescentes.
Uma outra boa pergunta...
Doutora Alice, respondendo à pergunta do Professor Tim, quantos, na verdade, tribunais do Júri você realmente participou: 500 ou 1.000, no que ela respondeu que poderiam ter sido cerca de 600 júri, a maioria condenando os réus, especialmente nos casos de feminicídios e das violências e dos crimes dolosos de homens contras as mulheres.
Comentário com inteligência política...
Assunto que diz respeito a todos nós, brasileiros, como mostrou a série de reportagens do Jornal da Record, mostrando a corrupção dos governos Lula e Dilma, verdadeiros criminosos internacionais, com a Odebrecht em obras diversas em países das ditaduras bolivarianas de esquerda na América Latina (Venezuela).
Agora eu lhe pergunto: como é que se sentem os brasileiros que vão procurar um posto de saúde sem nada, porque o dinheiro dele foi gasto lá fora, mesma coisa do trabalhador que busca receber seu FGTS.
Outra coisa absurda é essa famigerada Reforma da Previdência do presidente Michel e de seus asseclas e bandidos, que é um verdadeiro desmonte da previdência e da seguridade social para acabar com as aposentadorias rurais dos trabalhadores do campo, não adiantando as meias verdades e as mentiras oficiais.
Participação democrata de Luís Augusto...
"Major Evandro, sem fechar questão sobre o seu assunto, mas a Constituição Cidadã de Ulysses Guimarães, promulgada em 1988, reduziu a pó, no artigo 242 e outros, as intervenções das forças armadas na vida civil, assim pergunto: não seria uma utopia ilegal a defesa que você da intervenção das forças armadas?
Até porque Major, mesmo que as condições para isso sejam possíveis, não existe salvação fora da política, fora vida partidária. 
Outra coisa. Mesma que se diga isso, há diferenças entre ditadura e democracia. Há ditaduras que são democráticas, e democracia que são ditaduras.
Excelente entrevista do Fernando e do Donizeti...
A respeito da grave incidência do mosquito em Nova Russas,  e das ações do poder público e da Prefeitura, quando Luís Augusto perguntou: DonizetiA imagem pode conter: 2 pessoas, tela, por ex., o que não foi feito o que deixou de ser feito ano passado e agora, para tentar dimunuir tal infestão do Aedes Aegypti?
Ouvintes na ponta da linha...
Sempre sempre. O Salgueiro Filho, o Antonio do Tamarindo, a Francineide do Alto da Boa Vista, o Professor Tim e tantos outros.
Túnel do tempo...
Que fim levou o correspondente do Jornal Seara em Hidrolândia?
É o novo...
Maurício Mourão, de Ipueiras, lembrando que, nos anos 90, a doutora Alice Iracema foi assessora jurídica da Câmara de Ipueiras.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário