quarta-feira, 29 de março de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre julgamento do Júri que absolveu Zé Carlos do homicídio contra o Graça.

Sociedade de Nova Russas absolveu Zé Carlos do homicídio contra o 'Graça'!
15 após anos após matar o operário Manoel Estácio, o 'Graça', por injusta provocação da vítima e das ameaças, o cidadão José Carlos Linhares, o Zé Carlos foi absolvido pelos 7 jurados do Tribunal Popular do Júri, que aceitaram a tese de legítima defesa.

A tese de legítima defesa aceita pelos jurados, defendida em plenário pela defesa de Zé Carlos contra Graça, ocorrido no quebra mola perto da bodega Xavier (avenida Alípio Gomes)A imagem pode conter: atividades ao ar livre, coordena pelo consagrado criminalista Flávio Jacinto, com base nos autos, é porque teria havido uma uma discussão e uma briga, levando Zé Carlos num estado emocional bastante alterado, a efetuar 5 disparos de um revólver (que era do seu pai) contra o 'Graça'.
Outra razão da absolvição de Zé Carlos no Tribunal do Júri, presidido pelo genial juiz (Dr. Tiago) e com o competente Dr. Pablo na acusação do Ministério Público, era seu estado de depressão após a morte do seu irmão, saudoso Edilson Filho (jovem muito inteligente, aprovado em vários vestibulares), cujo principal acusado foi um tal de 'Cobra' -filho do 'Graça'-, gerando-se, a partir daí, segundo os autos, ameaças contra a vida de Zé Carlos.
As provas nos autos para caracterizar o homicídio de Zé Carlos, que ele confessou (réu confesso), como homicídio qualificado (homicídio doloso), como assim queria o Ministério Público na denúncia (Dr. Hugo) não eram robustas, pois o crime não teve as qualificadoras do motivo torpe e da impossibilidade de defesa da vítima.
Muito menos a outra tese de que houve um homicídio culposo por excesso, já que não se tratava de crime de trânsito, e do próprio homicídio simples -já que ele agiu por legítima defesa de sua própria vida, que é uma excludente de ilicitude no Direito Penal.
Por parte, ainda, da vítima, não havia testemunhas de acusação contra Zé Carlos, enquanto ele tinha duas testemunhas de defesa: Dr. Kléber, que é cunhado dele, é o Rogério -funcionário público-, que falaram bem sobre a questão da vida de Zé Carlos e das circunstâncias do crime.
E já que no Júri, de acordo com o "In dubio pro societá", ou seja, qualquer dúvida, o réu é absolvido, teve razões para os 7 jurados absolverem Zé Carlos -que é um cidadão, comerciante bem relacionado e que nunca respondeu a processo criminais na Justiça de Nova Russas e do Ceará, porque os TCO que respondeu não se transformaram em processo cíveis ou criminais.
Fez-se Justiça a Zé Carlos!
Definindo vários tipos de homicídio...
De acordo com o Código Penal, no artigo 121, há vários tipos de homicídio. O homicídio simples ou de legítima defesa, com penas de 6 a 20 anos, não tem qualificadoras e o réu pode ser absolvido se o réu confessar o assassinato e os 7 jurados entenderem que foi praticado em legítima defesa.
O homicídio privilegiado pode atenar bastante a pena do sentenciado, caso tenha sido cometido por injusta provocação da vítima e por violenta emoção.
Já o homicídio qualificado, feito de forma premeditada e pela surpresa por motivo torpe ou cruel, empregando-se meios diversos e não permitindo a defesa da vítima, julga-se pelas qualificadoras e o réu pode pegar de 12 a 30 anos de cadeia.
Pelos delitos de morte no trânsito, temos o homicídio culposo simples ou por excesso. Ou o homicídio por dolo eventual, quando, você por exemplo numa ferrari a 200 km por hora numa avenida bem movimentada, atropela e mata alguém.
Como é o Tribunal do Júri?...
Surgiu em Roma no tempo dos sofistas e depois migrou para a Inglaterra e para a França, países em que são referências nos Tribunais Populares do Júri.
O Júri é formado por 7 juízes leigos do povo, presididos por um juiz togado, para julgarem cidadãos acusados de crimes dolosos contra a vida: homicídios, infanticídios etc.
Perguntar não ofende...
Quando será o julgamento do Luís Mário, do Chiquinho do Edgar e do João Santana pelo homicídio cometido contra o Zé Pedro?
Túnel do tempo...
Que fim levou o 'Cobra', suspeito de ter matado o genial Edilson Filho?
É o novo...
Sujeito lembrando que, nos anos 90, em Nova Russas, assistiu o julgamento do Zé Raulino que matou o irmão do Dr. Xavier.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário