sexta-feira, 31 de março de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre a parceria histórica Ministério Público e Creas para enfrentar a violência doméstica e familiar.

Doutora Lívia pelo MP e doutora Isabele pelo Creas firmam parceria histórica e fenomenal contra a violência doméstica e sexista!
O resultado mais positivo da palestra-show sobre "violência doméstica e familiar contra a Mulher", feita pela doutora Lívia Cristina (Promotora de Justiça) e pela doutora Inês, na Escola Profissionalizante;  foi o pacto/parceria firmado entre o Ministério Público, representado por Doutora Lívia ), e pelo Centro de Referência da Assistência Social -Creas-, por meio da doutora (Isabele Pedrosa, assessora jurídica e Procuradora Adjunta)A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé -dentro da visão genial de se criar uma Rede de acolhimento e de proteção às vítimas de violência doméstica.
O pacto, a parceria Ministério Público do Estado do Ceará e o Creas, personificado na doutora Lívía e na doutora Isabele, no sentido de cruzada contra a famigerada violência doméstica (física, psicológica, sexual) contra as mulheres, nas devidas proporções, é um pouco parecido com o pacto Reagan-Gorbachev -que derrubou o Muro de Berlim e acabou com a guerra fria.
A síntese, sentido, o objetivo final do pacto/parceria MP-Creas e outras entidades unidas numa rede de ações institucionais e de organismos jurídicos-sociais do estado e do município, é algo extraordinário para se diminuir com uma das patologias do machismo patriarcal, que é o ato criminoso da agressão física contra as mulheres.
O melhor disso tudo é que o MP e várias entidades vão marchar unidas, como prega a Rede. Agentes de saúde e profissionais de saúde, caso saibam de atos de violência, vão comunicar e formalizar tais violências a organismos policiais e judiciários do Estado.
Entrando, depois, a assessoria jurídica do Creas, por meio de uma instituição pessoal da OAB e uma das mais qualificadas profissionais do Direito e das mais destacadas advogadas da região: Doutora Isabele.
Mais do que isso, vem melhor. Haverá uma sala para o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com apoio de assistenciais sociais e psicológicos, para atender demandas das ofendidas da violência doméstica e familiar.
A ser combatida mais fortemente dentro da Delegacia da Mulher, órgão estatal da polícia judiciária para formalizar as denúncias e a formação dos inquéritos a serem enviados ao MP e Poder Judiciário.
Para depois, chegando os inquéritos policiais no MP, serem julgados, após contraditório e ampla defesa dos acusados de violência doméstica e de gênero, na justiça Criminal Comum.
Que seja um sucesso a parceria MP e Creas.
Basta de violência doméstica e familiar!
Talento e simplicidade em doutora Lívia...
Todo cargo tem a sua liturgia, mas não isso quer dizer de se fechar liturgicamente e de maneira hermética e autoritária na função estatal/pública que exerce. 
Doutora Lívia, digna representante do Ministério Público, tem sido uma Promotora de Justiça competente e com simplicidade fantástica.
Tem sido uma Promotora aberta, democrática, participando da vida social e tentando sempre conciliar/mediar, e não apenas judicializar, os principais problemas de Nova Russas.
Foi, Doutora Lívia,  Promotora Eleitoral nas últimas eleições em Nova Russas, cumprindo muito bem como uma representante ministerial isenta, imparcial e cumprindo a Lei para todos, realizando a diplomação dos eleitos no Grêmio Recreativo de Nova RussasA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e área interna.
Até se deixou fotografar, no dia da diplomação do prefeito, do vice e dos 13 vereadores, com membros do Poder Executivo e do Poder LegislativoA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé.
Se continuar assim logo será a futura Procuradora Geral de Justiça do Ceará, cargo que já foi de Socorro França e de tantas outras personalidades do MP.
Palestra de Lívia foi show...
Mostrando uma boa capacidade verbal e de oratória, com excelentes conhecimentos sobre os tema que palestrou, Doutora LíviaA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna foi muito bem na palestra contra violência doméstica e familiar.
Em sua palestra show, doutora Lívia Cristina falou sobre a importância da Lei Maria da Penha (diploma lega e jurídico do bem tutelado e das medidas protetivas), da formação de uma Rede enfrentamento da violência doméstica e outros avanços para enfrentar a violência doméstica nos seus vários sentidos: física, psicológica, patrimonial e social.
Foi aplaudida de pé!
Poeta das Mulheres...
Doutor Chiquinho da VilaA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna, um dos mais conceituados criminalistas da região, com seu chapéu de couro, recitou uma bonita poesia para as mulheres e foi bastante aplaudido.
Mesa eclética bem formada...
Na mesa principal dos trabalhos da palestra contra a violência doméstica, diversas personalidades femininas. Além da doutora Lívia, a doutora Inês, as professoras Ana Carlota e Lucinete; e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Lucinha AraújoA imagem pode conter: 3 pessoas, área interna.
Recorde de público na palestra...
Cerca de 120 pessoasA imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas sentadas, multidão e área interna, entre estudantes/professores da Escola Profissionalizante e outros segmentos, assistiram a excelente palestra da doutora Lívia sobre a violência doméstica e seu enfrentamento pelo MP e outras entidades.
Túnel do tempo...
Que fim levaram algumas feministas históricas de Nova Russas, que não foram à palestra?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1980, um soldado da Polícia Militar batia todos os dias em sua mulher.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário