quarta-feira, 12 de abril de 2017

1º ensaio inédito sobre a Idade Média no Blog Professor Tim.

1º Ensaio sobre a Idade Média para medievais e não medievais!
Guerras religiosas e cruzadas. Relações de suserania e de vassalagem entre servos e senhores.
Igreja Católica no centro de tudo e visão teológica da razão. Grandes navegações. Queda do Império Romano do Ocidente. Monarquias absolutas e direito divino dos reis.
Romances de cavalaria. Tomismo na filosofia e barroco nas artes sacras.
Educação escatológica e religiosaImagem relacionada.
Temas acima fazem parte de um período histórico da Humanidade, Conhecido como Idade Média, cujo período de duração teria sido 1.000 anos de trevas na data redonda da historicidade -que eu não gosto muito.
A Idade Média foi um período da história européia entre os Séculos V e XV, dividida em três épocas e períodos diferentes: Baixa, Média e Alta Idade Média.
Alta Idade Média marcou a invasão dos povos bárbaros hunos, gauleses, celtas, islâmicos, vikings, entre outros, contra partes importantes do Império Romano. Enquanto na Baixa Idade Média, iniciada no ano 1.000, verificou-se renascimento do comércio, surgimento de novos produtos e técnicas agrícolas; e o próprio inicio das Cruzadas religiosas para tomar riquezas e a fé dos povos do Islã.
Outro fato muito importante da Idade Média foi a Queda do Império Romano do Ocidente. Por causa da crise econômica e da instabilidade nas fronteiras, cai o Imperador Rômulo Augusto e ganha força o Império Bizantino do Império Romano do Oriente, mas sem muita eficácia.
Mais importante ainda foi a coroação de Carlos e o fortalecimento da Dinastia Carolíngia, no natal de 800, numa unidade muito grande com a Igreja Católica. Reinado de Carlos Magno modernizou muitas estruturas medievais do período, e deu um passo muito para a transformação cultural e educativa dos reinos carolíngios.
Quanto à divisão social, a Idade Média era dividida assim: Reis, Nobres [Condes, Duques e Altos Prelados], Cavaleiros Sagrados, além de soldados e de camponeses
Portanto, medievalmente, falando, são as premissas básicas da Idade Média. Saudações medievais a todos.
_______________________________
Feudalismo, servos, nobres e senhores feudais na Idade Média...
Feudalismo foi o sistema social, econômico e político da Idade Média. Surgido por volta do ano 1.000, o Feudalismo surgiu com o desenvolvimento das técnicas agrícolas, dos palácios e dos reinos.
Havia três classes sociais no Feudalismo: servos, clérigos e senhores feudais. Cada classe com suas prerrogativas, funções e capacidades estabelecidas.  
Senhores Feudais ou Castelães eram donos dos castelos, das terras e do poder. Tudo girava em torno do castelo do senhor feudal
Na sociedade hierarquizada, aristocrática e militarizada sociedade feudal, os senhores feudais concediam um feudo, ou seja, terra e direitos aos vassalos ou servos, exigindo fidelidade e lealdade absolutas.
Vassalagem ou fidelidade do servo ou vassalo, nas seguintes formas: serviço armado, conselhos ou avisos, dinheiro ou resgate. Os servos, ainda dentro do feudo dominados pelos nobres [bispos, condes etc.], eram sujeitos  aos justiçamentos e penais brutais dos senhores medievais [multas pesadas, mutilações, mortes etc.], caso não entregassem corretamente o feno e o trigo corretamente. 
O servo também fazia parte das milícias dos senhores feudais para as famosas "vendettas", ou vinganças de sangue. Vendettas que fizeram surgir os romances de cavalaria, tipo Tristão e Isolda, entre outros.
Em nome do Pai, do Filho e dos Feudos. A Igreja Católica e seu clero, que também eram donos dos feudos, não pagavam imposto, e ainda exerciam importantes funções. 
Tinham direitos a feudos enormes, inclusive, com muitos servos e contingentes militares. Tinham ainda poder de polícia, de arrecadar tributos, de nomear nobres etc.
________________________________
Tributos e impostos do Feudalismo...
Sr. Feudal o senhor total dos tributos. Eram muitos os impostos, taxas e tributos medievais. Os mais importantes eram a Corvéia [trabalho compulsório em alguns dias da semana], Talha [1/3 da produção entregue ao senhor feudal], Capitação [doação por cabeça], Albergagem para albergar senhor feudal, entre outros.
________________________________
Da Série coisas, objetos e fatos da Idade Média ainda presentes nos nosso dias: Missas em Latim e cidades com Igreja Matriz na região central; 'cachorras' nos mercados velhos, cobrança tributária da Enfiteuse, títulos acadêmicos, romances de cavalaria, touradas e vaquejadas etc.
Medievalismos em nossas instituições e organizações...
Diferente do texto constitucional que prega a igualdade de direitos e a universalidade da cidadania, existem, ainda, pelo menos no Brasil, organizações próprias da Idade Média.
Organizações como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho de Agronomia, de Engenharia e de de Arquitetura (CREA), entre outros conselhos, que, em nome de diplomas e regras próprias,  funcionam nos moldes da Idade Média.
Impõe regras próprias da Idade Média. Donas de feudos burocráticos e profissionais.  Hegemonizando suas funções e atividades. 
Seus estatutos e ordenamentos são sagrados, acima de todos. Impondo funções e obrigações a todos. 
OABOphir: ouvidoria é grande interlocutor entre sociedade, advogado e OAB (Foto: Eugenio Novaes) impõe o Exame da Ordem, impedindo que bacharéis em Direito possam exercer a advocacia.
 Enquanto o CREA cobra taxas de qualquer pessoa que vai construir ou reformar um prédio qualquer, que atenta contra o direito de propriedade. 
Entidades e instituições que funcionam da maneira mais medievais. Senhores feudais dos tempos modernos. Impedindo a democracia e a igualdade para todos.
Só lembrando...
Alguns feudos e oligarquias políticas de nossa região, seriam feudais?
É o novo!
Acadêmico de histórica lembrando que, em 1960, estudou o período medieval no curso de história da USP.
Túnel do Tempo...
Que fim levou a medieval Bíblia em Latim que o Monsenhor Moraes celebrou sua primeira missa em Nova Russas?
_______________________________
Ensaísta: Professor Tim é historiador, cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário