domingo, 23 de abril de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre o Jornal A Notícia do Ceará.

Considerações jornalísticas sobre o jornalista e editor chefe do A Notícia do Ceará!
Ao ver circulando a edição (29: abril de 2017/12 páginas) do Jornal A Notícia do Ceará -cuja tiragem é de 10.000 exemplares e circulando em mais de 100 municípios do CearáA imagem pode conter: 1 pessoa, cachorro e texto; no expediente li que o jornalista responsável e editor chefe continua sendo:

César Tavares!
Como já disse na abertura textual: são considerações jornalísticas sobre César Tavares. 
Não é uma biografia pessoal do meu amigo, bom filho, figura maravilhosa e um cidadão de bem: César Tavares -Cesinha.
Não tenho conhecimento se César Tavares concluiu o curso de comunicação social na UFC ou na Unifor para garantir registro profissional de jornalista profissional no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará e na Federação Nacional dos Jornalistas -Fenaj.
Mas a condição de graduação em comunicação social não é mais obrigatória para o registro da atividade de jornalista. Qualquer pessoa, mesmo sem a formação superior em jornalismo, pode ir a uma Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e fazer seu registro precário de jornalista -conforme decisão de colegiado do Supremo Tribunal Federal, julgando Recurso Extraordinário sobre a questão.
Não sem dúvida: César Tavares está registrado como jornalista: CPR/MT 35/97/CE e sindicalizado na Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI).
Uma verdade deve ser dita: César Tavares está registrado como jornalista, não se sabendo como jornalista profissional ou como jornalista precário.
Mesmo como editor chefe do Jornal A Notícia do Ceará, o jornalista César Tavares ainda não escreveu nada para mostrar seu talento de jornalista devidamente registrado. Fica a torcida para o jornalista César Tavares escrever um artigo ou uma coluna.
Vamos ler com certeza!
Gestação precoce na capa...
Gravidez na adolescência, com as famosas gestações precoces foi o tema da capa do Jornal A Notícia do Ceará -pasquim mensal.
O aprofundamento do tema da capa foi com uma boa matéria (pág. 9), mostrando a explosão da gravidez precoce nas periferias das grandes cidades, pedindo-se uma vontade política para diminuir o problema.
Coluna política é fraca...
Quem assina a coluna política do (A Notícia) é o jornalista João Ferreira, profissional de imprensa que comanda a ACEJI.
Coluna Política dele é muito fraca. Não é política coisa alguma. Não destaca ideologias e previsões políticas na política do Ceará e do Brasil. Não jornaliza fatos políticos dos bastidores e nem constroi fatos políticos futuros. 
Fica apenas no factual requentado de alguns fatos políticos requentados, que já são do conhecimento de todos. 
Tudo que ele publica, os outros meios de comunicação já publicaram.
Totalmente errado sua coluna política para um jornal mensal.
Exemplos: a fala de prefeita de Icó, Laís Nunes, ampliando a carga horária sem necessidade de ação judicial, já era um fato público e notório.
Idem para a aposentadoria procece, via Assembleia da deputada Gorete Pereira, e o próprio requerimento da deputado Aderlânia Noronha, ao DETRAN, solicitando a CNP Popular para Parambu e Quiterianópolis.
E as inundação de Assaré e a sangria do açude Linhares (Nova Russas), todo mundo já sabia.
Quando mais o Lupi anunciar a candidatura presidencial de Ciro pelo PDT.
Todos fatos destacados ao extremo.
Sem novidade alguma. Fraca. Fraquíssima. Sem fatos políticos novos.
Notícias velhas da política nacional e estadual.
Coluna do João Ferreira tem que ser retirada do referido impresso.
Fracos e fraquíssimos...
Os artigos diversos e de opiniãoA imagem pode conter: texto, o editorial, as colunas do Eduardo Galdino e do Luciano Rocha. 
Não dizem nada. Surrealismo. Sem entendimento claro e objetivo..
Já o artigo: educação a distância vale a pena?, digo, assim, que não vale a pena ler.
Mas gostei da Coluna Saúde: causas, sintomas e as prevenções da infecção urinária.
Projeto Saúde & Fé...
Do competente médico Neto RosaA imagem pode conter: 4 pessoas, texto, foi destaque. Seu projeto, Saúde & Fé, contando com vários profissionais médicos (traumatologista, dermatologista, cardiologista etc.), está melhorando a saúde pública de Nova Russas.
Perguntar não ofende...
Matérias (em círculo) dos municípios de Canindé, de Santana do Cariri, de Catarina, entre outros, seriam institucionais?
Não dá para ler...
Coluna Polícia do Jorna A Notícia: tudo notícia velha que a midia já deu e não tem sentido num jornal regional, que circula no interior do Ceará.
Sem sentido algum...
Humor que não é humor, Desafio, Curiosidades, Sudoku, Desafio, Horóscopo e outras coisitas mais das Variedades: Página 12.
Ainda não consegui entender...
Porque o César Tavares me convidou para assinar uma coluna política no Jornal A Notícia do Ceará (Panorama Político) e não colocava Professor Tim.
Colocava sempre: R. Freire.
Revelando uma maldade de apagar a história do Professor Tim.
Nunca entendi o sentido dele não publicar a coluna como Professor Tim. Querendo apagar a principal referência intelectual da região.
Fiquei muito magoado.
Ainda vou perguntar o motivo a ele.
Até hoje não conseguiu e nunca entender.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns ex colunistas do A Notícia do Ceará.
É o novo...
Novarussense das antigas lembrando que, em 2001, circulava em Nova Russas o pasquim O GRITO.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro. 

Um comentário:

  1. Realmente vc é um psicopata.O programa está passando por mudanças e a primeira foi sua RETIRADA nefasta e sem conteúdo.
    Os momentos sem vc virão e vá tratar de sua "candidatura" . Psicótica fruto de sua frustração. "Em ser tão rejeitado".

    ResponderExcluir