domingo, 14 de maio de 2017

Uma excelente tratado de psicologia espiritual para vencer o pessimismo da razão de viver.

DESGOSTO DE VIVER
Os pais, educadores e psicólogos precisam acordar para essa verdadeira epidemia que assola pessoas do mundo inteiro, inclusive em países superdesenvolvidos. Se manifestando na forma de desânimo, falta de ideal, agressividade, indiferença ou mau humor constante, o desgosto de viver pode levar à outras tragédias: suicídio, alcoolismo e drogatização.
Falta de atenção e carinho com os filhos, imposição de uma profissão que gerará desvio de finalidade; um viver voltado exclusivamente para aquisição de coisas materiais; a coisificação do ser humano visto apenas como objeto de prazer, e a falta de visão transcendental da vida, entre outras causas, estão levando muita gente a não ver sentido na vida e no viver.
O Dr. Viktor Frankl, autor do livro "EM BUSCA DE SENTIDO", psicanalista e prisioneiro de campos de concentração na segunda guerra mundial, percebeu que os prisioneiros sobreviventes, tinham um ideal ou desejo de encontrar as pessoas amadas. No caso do Dr. Viktor, a razão era o desejo de escrever sobre as atrocidades dos nazistas. Ao tratar de um Rabino deprimido que tinha perdido a família num desses campos, e achava que, na concepção dele, não a encontraria poque certamente tinha ido para céu porque eram mártires, foi questionado pelo Dr, Viktor, se o fato dele ter ficado não foi uma oportunidade para ele se purificar e encontrar a família. O Rabino concordou e curou-se imediatamente. A esperança tinha voltado ( amor ).
É preciso ensinar para as pessoas que não surgimos neste mundo; viemos a ele para cumprimento de uma programação existencial. Esta programação pode se acessada por regressão de memória, foi o que fez a Dra. Hellen Van Bach com quase mil pacientes, e transformou sua experiencia no livro, " LIFE BEFORE LIFE", sua tese de doutorado na Universidade em 1973.
"Caminhante, o caminho se faz caminhando! Caminhe, até que não haja mais nem o caminho e nem o caminhante, e só haja o caminhar!
O dever bem cumprido é excelente travesseiro para a noite, ensinou André Luis.
Autor: José Matos
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e óculos de sol - DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário