quinta-feira, 8 de junho de 2017

Coluna do Blog Professor Tim sobre debates e discussões da Câmara de Nova Russas.

Vereadores governistas pedem desmembramento das contas de Paulo Evangelista e de Marcos Alberto!
Era quase o final da ordem do dia e início das explicações pessoais (discurso dos vereadores na tribuna) da sessão ordinária desta quarta, 7, quando a Srª. Presidente da Câmara, Socorrinha Holanda, comunicou.
Aos vereadores/as que havia recebido os pareceres do Tribunal de Contas de Governo (exercício financeiro 2010/2011), a serem apreciados e votados ainda no atual período legislativo pelo 13 vereadoresA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna.
Mas o que mais surpreendeu é que alguns vereadores governistas (Rejane Tavares, Adalberto Tavares) pediram o desmembramento. Separando as contas de governo dos ex prefeitos Marcos e Paulo Evangelista, para votarem os pareceres separadamente.
O que gerou um amplo debate sobre a votação das contas.
Mas não foi definida para as contas de Marcos e de Paulo.
Sejam desmembradas ou não desmembradas!
Teixeira versus Cibelle...
O vereador Teixeira (PDT) é um bom, dinâmico e competente vereador de oposição. Tem feito críticas construtivas ao atual governo em várias áreas, exatamente por ser o único vereador/parlamentar representante da oposição na Câmara de Nova Russas.
Tem criticando a merenda escolar fraquíssima (suco com biscoito), a falta de secretários municipais titulares (Educação/Agricultura), sujeiras e lixo acumulado nos bairros da periferia, problemas diversos na saúde e no Hospital etc. etc. etc.
Mas em relação à secretária da Câmara e professora municipal, Cibelle Tavares, o vereador Teixeira não tem sido injusto. Disse que o transporte escolar estava atrasado cerca de três meses, quando não era verdade, numa informação corrigida por Cibelle à presidente da Câmara.
Agora Teixeira denunciou na tribuna que a Cibelle não era diretora de transporte, mas Patrícia Costa. Fato lógico. Cibelle nunca disse que era diretora de transporte, mas apenas uma fiscal séria do transporte escolar.
Críticas de Teixeira a Cibelle não estão muito corretas.
Emocionantes elogios de Reginaldo a Hudson...
Dizendo que o vereador Hudson Guilherme (PMB) era um espelho para muita gente, porque viam nele um vencedor, uma pessoa determinada que não fica em casa depressiva, sendo forte e vai à luta.
Pediu que ele nunca desistisse dos seus sonhos e realizações, até mesmo fazer o curso de pedagogia.
Terminou dizendo que só a educação não muda sozinha o mundo, mas as ações e as práticas educacionais e sociais.
Tudo por São Pedro...
A vereadora Toinha do Capitão (nascida Antonia Freitas de Carvalho) é a maior defensora do distrito de São Pedro e região -que é uma das suas representantes na Câmara dos Vereadores. Toinha do Capitão, toda vez que usa a Tribuna da Câmara, fala sobre os problemas e pede melhorias gerais para o distrito que representa.
A respeito do festejos de São Pedro, que serão iniciados agora dia 18, Toinha do Capitão fez uma série de cobranças à administração municipal: mutirão no entorno da Igreja e de todas as ruas, conserto da estrada e das passagens molhadas, banda de música etc.
Toinha do Capitão ainda cobrou apoio da gestão e comunicou a realização da 1ª Cavalgada de Mulungu.
Classificação de risco no HMJGR...
Líder do governo Rafael na Câmara, a vereadora Izabel Moura aprovou seu requerimento criando a classificação de risco dos pacientes (emergenciais/urgentes) no Hospital Municipal José Gonçalves Rosa (HMJGR), de acordo com Lei federal e resolução do COREN.
Pelo requerimento aprovado, a partir de pulseiras coloridas nas cores (vermelho: perigo de vida; amarelo, quase perigo; verde pode esperar e azul esperar o dia inteiro), será obrigatória tal classificação de risco por uma enfermeira competente.
Uma boa proposta legislativa da vereadora Izabel.
Novarussense do Saudoso...
Aos vários títulos de cidadania novarussense acumulados e engavetados, vem mais um. 
A vereadora Rejane Tavares, uma governista radical que entra muda e sai quase calada das sessões da Câmara, é autora do Projeto concedendo Título de Cidadania de Nova Russas para a sindicalista Lucinete Dias Nobre.
Nascida numa grotesca e isolada comunidade rural de Poranga, Saudoso, a sindicalista Lucinete Dias NobreA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e close-up há mais de 15 anos mora em Nova Russas e tem raízes familiares em nosso município.
Sindicalista radical, mas apenas no período em que não tem um cargo comissionado no governo, Lucinete é vice presidente licenciada do Sindicato dos Servidores Públicos de Nova Russas.
Limpando a pauta...
Por decisão da presidente Socorrinha, foram marcadas várias audiências públicas. Até o dia 28, serão feita audiências de segurança pública, das drogas e da acessibilidade.
Perguntar não ofende...
Que fim levaram alguns sindicalistas, que nunca mais foram à Câmara?
Piada do Marcelo...
A respeito requerimento da classificação de risco da Izabel Moura, o vereador Marcelo Evangelista disse melhor fazer isso com as carinhas, emoji e figurinhas de dor.
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1970, a Câmara de Nova Russas funcionava em frente à Igreja Matriz.
_________________________________________

Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário