quinta-feira, 28 de junho de 2018

1ª Análise imparcial e independente do Jornal da Band pelo Blog Professor Tim.

1ª análise global de um crítico de telejornal sobre o  Jornal da BAND!
É a 1ª vez que faço uma análise sobre o Jornal da Band -telejornal da Rede Bandeirantes (segunda a sábado, das 7 e 20 da noite até 8 e meia da noite), com apresentação dos jornalistas Ricardo Boechat/Lana CanepaA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé. Análise que procuro e vou fazer de maneira imparcial e independente pela função de "ombudsman" independente.
O formato paulistocêntrico padrão do Jornal da Band (JB) começa com uma escalada de várias manchetes legendadas lidas pelo apresentador âncora, Ricardo Boechat (careca libanês conservador) e pela apresentadora analfabeta (Lana Canepa). 
Em seguida, vem o 1º bloco que mistura notícias/informações variadas: violência urbana, Copa do Mundo, crise internacional e humanitária na Nigéria etc.
Nos demais blocos do Jornal da BandA imagem pode conter: céu e texto, a mesma coisa. Mistura uma pauta geral de temas econômicos, da crise política de Brasília e da Lava Jato (soltura pelo Supremo do Zé Dirceu)Após decisão do STF, José Dirceu deixa a prisão; Fórmula Indy (xodó esportivo da Band), jogos da Copa do Mundo e especialmente da Seleção Brasileira com a festa da torcida com comentários do NetoBrasileiros comemoram vitória da Seleção em Moscou; séries especiais de reportagem.
A atual série de reportagens é o alto custo do setor rodoviário e a falta de infra-estrutura ferroviária/hidroviária, que encarece muito os preços dos alimentos no Brasil. Outras reportagens especiais foram: Arte musical na periferia, o amor no casamento, o grande desenvolvimento tecnológico de IsraelA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e campo de beisebol etc.
Sendo que na Série sobre as Festas do Povo houve um erro de total desconhecimento das Festas Juninas. Concentrou as reportagens apenas em Campina Grande e Caruaru, cujas festas juninas são hoje influenciadas pela cultura caipira e sertaneja de São Paulo.
Detalhe: no final do último bloco tem sempre um fato pitoresco, engraçado, deformado: gigantes da Rússia, animais que pegam crianças em zoológicos, nevascas nos Estados Unidos etc.
Melhores repórteres do telejornalismo...
O Jornal da Band tem os melhores repórteres na cobertura de vários temas e áreas jornalísticas diversas. Tem o Fábio Pannunzio (o melhor repórter da Rede Bandeirantes)A imagem pode conter: 1 pessoa, tela, terno e área interna, tem o Valteno OliveiraA imagem pode conter: 1 pessoa, terno, o Caiã e a Carolina Vilela (cobertura políticamente da política de Brasília, por sinal, muito fracos, pois não entendem nada do que seja o mundo político); 
Mais. Na equipe de repórteres tem ainda a Sônia Blota (ex correspondente do JB em Paris, e que é uma boa repórter em vários assuntos internacionais, mas muito conservadora e defensora dos países ricos.
Felipe KielingA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, que está fazendo a série sobre a crise do setor de transporte no Brasil, também é muito. Gilberto Smaniotto é sempre um grande reportagem com grandes reportagens. Já Michelli Trombelli e Alexandre TortorielloA imagem pode conter: 1 pessoa, texto se destacam em matérias de temas da saúde pública e ligados ao entretenimento e variados na reportagem geral.
E o Ticiano KesllerA imagem pode conter: 1 pessoa, terno como correspondente em várias regiões é bom também. Agora o Márcio CamposA imagem pode conter: 1 pessoa é o melhor do jornalismo policial, desde que participava do Brasil Urgente.
Também gosto do Felipe PeixotoA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e terno como bom repórter.
Da série fatos negativos do Jornal da Band: paulistoncentrismo da cobertura telejornalística, ausência de correspondentes em vários países e continentes, centralização noticiosa em poucas praças nacionais/internacionais, comentários absurdos do careca do Boechat, carência enorme de jornalistas especializados, anti-PT radical etc.
Visão paulista da política...
Os políticos carcomidos de São Paulo são bem tratados no Jornal da Band. Pré-candidato do PSDB, Alckmin, o ex presidente Fernando HenriqueA imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé são bem elogiados.
Jornalismo enlatado...
Não muito diferente dos outros telejornais, o Jornal da Band é fã do modo de vida dos Estados Unidos e da Inglaterra. Divulga tudo de lá. Até os jornalões ianques.
Sei não...
As previsões meteorológicas da Laura Ferreira não estão com nada. Quem é meteorológico mesmo é seu bocetão douradoA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé.
D-u-v-i-d-o...
Que esse hipócrita e falso moralista do Boechat critique o Banco ItaúNenhum texto alternativo automático disponível., principal patrocinador do Jornal da Band.
Mais. Boechat é um analfabeto geográfico. Disse uma vez que Ciro Gomes fazia política em Mossoró, quando na verdade Ciro fez política em Sobral. Esse careca conservador não conhece o Brasil.
Por que não calas, Boechat?
Perguntar não ofende...
Rodrigo HidalgoA imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e terno é descendente de um dos libertadores das Américas?
Nunca entendi...
No encontro do Trump com a liderança exótica da Coreia do Norte o Jornal da Band precisou pegar emprestado um comentário macarrônico de um jornalista português de quinta categoriaA imagem pode conter: 1 pessoa, porque não enviou correspondente a Singapura.
Túnel do tempo...
Que fim levou a Ticianne Villas Boas, que foi expulsa do Jornal da Band pelo Boechat?
É o novo...
Sujeito lembrando que, desde 1980, é telespectador do Jornal da Band, quando começou assistir os comentários econômicos do Joelmir Betting.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário