quinta-feira, 21 de junho de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre breve comparação entre a eleição de 2008 em Nova Russa e a de 2020 em Ipueiras!

Breve comparação sobre a eleição de 2008 em Nova Russa e a eleição de Ipueiras em 2020!
Cada município tem sua particularidade política, mas as políticas de Nova Russas e de Ipueiras começam a ficar parecidas. Há uma certa semelhança entre a eleição de Nova Russas em 2008 com a futura eleição de Ipueiras: 2020.
Até 2008, em Nova Russas, os candidatos do chamado Grupo EMPA polarizavam as eleições municipais, nas disputas entre Chico Rosa e Acácio -também chamados de 'combinados'.
Até que surgiu um terceiro candidato a prefeito: Marcos Alberto, eleito prefeito na divisão do Grupo EMPA. 
Eis que agora em Ipueiras, saindo um pouco da polarização, terá três candidatos a prefeito na futura eleição daquele município.
O prefeito Nenen (que deve disputar a reeleição), o Júnior do Titico (apoiado pelo ex prefeitos Titico e Raimundo Mariano) e o Dr. George PonteA imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé -candidato de um grupo de vereadores e outros setores.
Ex prefeito Titico se elegeu em 2000 e elegeu Nenen, que foi um grande prefeito em seus dois mandatos, mas não repete a mesma gestão de resultados no terceiro mandato.
O desgaste do prefeito Nenen é muito grande, o que fortalece muito a oposição com dois pré-candidatos: Júnior do Titico e George Ponte (PSDB)A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo George Ponte e Raimundo Ferro Freire Araújo Freire, pessoas em pé. Resta saber: Nenen ainda disputaria uma nova eleição?
Se fosse ter escolher entre os dois pré-candidatos de oposição, quem Nenen acharia melhor para comandar Ipueiras? 
Júnior é filho do Titico, um ex aliado e principal responsável pela vitória de Nenen em 2004.
George é filho do ex vereador Nenem Pereira, um antigo desafeto da forma do Nenen governar Ipueiras. Seria melhor para o Nenen que o George vencesse a eleição municipal em 2020?
Perguntas que não sei e nem cabe a mim responder.
Outra coisa. Dos quatros vereadores do grupo político, há que se fazer algumas considerações. Indira Pereira, por ser irmã de George, não se pode dizer que foi uma adesão.
O vereador e líder da oposição na Câmara, Marcelo Mourão, tem ligações históricas com o ex prefeito Titico. Genro dele e foi secretário de Administração da gestão do ex prefeito.
Sérgio Alves, cuja família é forte politicamente na região do Ipuzinho e da Melosa, também ligações políticas com o ex prefeito Titico. 
Já o Zezinho da América, não é um quadro orgânico do Titiquismo.
Mais. Titico sempre ocupou o espaço da oposição com candidaturas a prefeito. Foi candidato duas vezes (mesmo impugnado), depois colocou a esposa (Roberta do Titico) e depois seu filho: Júnior do Titico.
Todas as candidaturas carimbados como Titico.
Não à toa: chamado de o maior líder individual em liderança na região.
Em tempo: Dr. George começou um processo político diferente. Organizou o Projeto Voz Ativa: Comunidade Viva. Para ouvir as propostas do povo numa nova forma de fazer política.
O certo é que a oposição de Ipueiras nunca esteve tão forte e o governo nunca esteve tão fraco.
Foi assim também em Nova Russa no hoje distante 2008.
Espera-se que o 2008 simbolize o 2020 em Ipueiras.
Com uma vitória consagradora da oposição!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário