quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Artigo do Blog Professor Tim sobre a divisão binária do mundo entre bem versus mal.

Maniqueísmo e a escatologia do Céu versus inferno na origem da divisão humana entre bem versus mal
Maniqueu, filósofo persa e guru do Maniqueísmo de Zoroastro e politeísta na guerra aberta entre o Deus do Bem, Ahura-Mazda (Senhor Sabio, vulgo Ormuz) e o Deus do Mal, vulgo Arimã -foi o 1º a separar a Humanidade entre dois lados opostos: bem versus mal.
Isso, nas próprias religiões e nas teologias, é o mesmo que: Monoteísmo contra politeísmo, Católicos versus protestantes, Umbanda das linhas do bem contra a quimbanda/magia negra do mal, pentecostais versus neo-pentecostais no movimento evangélico, espíritas reencarnacionistas versus hinduístas zoo etc.
Cada um se achando o bem contra o mal do outro. Cada um querendo ser o bem acima de tudo contra o mal dos atos e das ações contrárias.
A mesma divisão binária está na Política. O PT se diz o bem e chama o PSDB de mal, assim também o Partido Democrata (bem) atacando o Partido Republicano e Trump de malImagem relacionada
Assim também: Hezzbollah versus Estado de Israel, MST contra agronegócio no Brasil, Igreja Universal versus Igreja Mundial etc.
Presente ainda nas ideologias terrenas dialetizadas nas guerra humanas ideológicas: Esquerda (bem) versus Direita (Mal)/comunismo (mal) versus capitalismo liberal (bem), Estado máximo versus Estado mínimo.
No futebol não é diferente: Brasil ou Argentina na América do Sul, Fla-Flu no Rio, Ceará ou Fortaleza no campeonato cearense.
Tem que se definir sempre entre dois lados apenas. Não pode ficar acendendo uma vela para o diabo e outra para Jesus Cristo.
Bem ou mal, na divisão ainda existente, como objetos ou fatos, temos. A mão direita e a mão esquerda nas rodovias, a casa do lado direito e a casa do lado esquerdo, a esmola dada com a mão esquerda e com a mão direita, o lado esquerdo e o lado direito do peito.
Pelo menos no lado esquerdo do peito estão os amigos!
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário