domingo, 12 de agosto de 2018

Coluna do Blog Professor Tim sobre o poder milagroso de Nossa Senhora em transformar tudo em sagrado no território de Nova Russas durante a Festa de Agosto!

1ª tese de sociologia/antropologia Mariana: território do sagrado e a economia da santificação durante Festa sagrada de Nossa Senhora das Graças!
Muito diferente da festa carnavalesca novarussense, em que tudo se materializa e se concretiza no profano, a Festa de Nossa Senhora das Graças (Festa da Padroeira: 5 a 15 de agosto, terminando na próxima quarta), tudo se sacraliza na Festa sagrada de nossa Padroeira: Nossa Senhora das GraçasA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, noite e atividades ao ar livre, a eleita do Deus de Israel e mãe de Jesus Cristo. 
Nova Russas se transforma no território do sagrado sob a economia da santificação. Economia da santificação para perdoar os pecados e se alcançar a salvação pela intercessão sagrada de Maria.
Tudo que é profano se materializa na sacralidade: a política, o comércio, os movimentos sociais, o esporte, as atividades culturais, até os jogos de azar.
Um bom exemplo é a realização de leilões e até mesmo de bingosNenhum texto alternativo automático disponível. no espaço sagrado da santa padroeira. Fazendo-se leilões e bingos para santificar tais atividades e ajudar a realização da festa santa.
A imagem santa de Nossa Senhora toma conta do território e não fica apenas no altar santo da Igreja Matriz. Ele visita até o comércio para ali santificar as atividades comerciais. 
E o comércio, uma atividade profana e comercial do dinheiro, se sacraliza ao vender objetos próprios e simbólicos de Maria pela ação do sagrado: "outdoor"Nenhum texto alternativo automático disponível. de Nossa Senhora fica na entrada do setor profano das barracas para santificar tal ambiente.
Até mesmo as roupas comuns compradas no comércio e nas feiras livres, são trocadas por roupas marianas. Algumas pessoas se vestem com roupas e trajes típicos de Nossa SenhoraA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre, corporalizando a vida santa para alcançar as graças e os milagres contra os pecados e as doenças do corpo.
O setor administrativo das secretarias e da Prefeitura centralizam suas ações totalmente para o espaço do sagrado e das imediações da Igreja Matriz: até mesmo a colocação de pórticosA imagem pode conter: atividades ao ar livre e da pintura, /nova iluminação do Arco de FátimaA imagem pode conter: atividades ao ar livre.
Em cada uma das nove novenas da Festa de Maria, muitas atividades profanas e do cotidiano são homenageadas no espaço mariano do sagrado, inclusive com direito a barracasA imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Fátima Veras, pessoas sorrindo, pessoas em pé.
Como disse no início que o profano se sacraliza sob o manto de Nossa Senhora, é porque é verdade. Tudo se torna sagrado. Todas as atividades.
Até mesmo a juventudeA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e atividades ao ar livre se torna mariana e se curva aos milagres de Nossa Senhora. Juventude da região fez sua caminhada pelas ruas de Nova Russas.
Até mesmo o cálice sagrado com o preciosíssimo sangue de Jesus Cristo se torna MarianoA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e casamento.
Pois Nossa Senhora é o sagrado e para o sagrado.
Viva o sagrado da Santa Mãe de Deus!
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário