terça-feira, 18 de setembro de 2018

Jesus e a Política é um dos textos mais belos e politizados que eu já li. Texto belíssimo do doutrinador José Matos, que eu estou postando.

JESUS E A POLÍTICA.
Nenhum grande Mestre pode ignorar a atividade política porque dela, como ensinou Brecht, vem tudo. Com Jesus não podia ser diferente. Questionado sobre a obrigatoriedade do pagamento de impostos, ensinou: " de quem é a imagem na moeda? de Cesar, responderam-lhe. Então, dê a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus". Mesmo sendo uma atividade não espiritual, de homens, Jesus pregou o respeito. Estivesse hoje entre nós, faria recomendação semelhante na hora do voto: responsabilidade. Votar ignorando o programa dos candidatos é irresponsabilidade. Infelizmente, no Brasil, ainda predomina o voto nas pessoas. Há pessoas que escolheram um candidato apenas pela possibilidade de usar uma arma de fogo, da pena de morte, etc. Seria cômico se não fosse trágico. Há tudo por se fazer neste país e a educação deve ser a bandeira mais importante. Com educação integral e de qualidade, ajuda-se a resolver os problemas de saúde, segurança e qualidade no emprego.
Atualmente, as redes sociais têm mostrado imagens do passado de Chico Xavier sendo conduzido por duas pessoas para votar aos 90 anos de idade e pregando a importância do voto. Não é anulando o voto ou não comparecendo que se faz um país melhor. É pesquisando para votar naquele que se acha que é melhor para o país e cidade. Marco Maciel, ensinava: " o voto é um dever". Não é justificável dizer que não se tem em quem votar. Temos, apesar de serem homens comuns, com falhas, alguns são idealistas e responsáveis. No passado tivemos Rui Barbosa, Bezerra de Menezes, João Calmon, que dedicou toda a sua vida parlamentar por lutar por mais recursos para a educação, Paulo Freire, Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, o conciliador, e Brizola, o pregador da escola integral, cujo sonho se concretizará em 2020 no Ceará com todas as escolas estaduais integrais.
Não desanime. Seja responsável. Os candidatos que se apresentam é o que temos. Se você não os acha bons, procure os menos ruins, mas vote. O Brasil somos todos nós. Ser irresponsável com o voto é crime de lesa-pátria, mas, omissão também o é.
José MatosA imagem pode conter: 1 pessoa - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário