terça-feira, 16 de outubro de 2018

Crônica do Blog Professor Tim sobre a eleição da Mesa Diretora que vai eleger o futuro Presidente da Câmara com função de vice prefeito!

Dupla função: futuro Presidente da Câmara também será o vice de Nova Russas!
A eleição do vice prefeito de Nova Russas, Júnior Mano (Patriota), para o cargo de deputado federal, tendo que renunciar para assumir (dia 1º de janeiro/2019) vai transformar a eleição para a Mesa Diretora da Câmara na mais disputada de todos os tempos
Futuro Presidente da Câmara terá uma dupla função nos dois poderes da República: Chefe do Poder Legislativo e vice prefeito interino👏👏👏👏👍👍👍
Dos 13 vereadores, apenas o Presidente Teixeiranão pode disputar mais a Presidência daquela Casa de Leis, pois é vedada a reeleição com mandato de 1 ano -conforme regimento interno. 
Os outros 12 estão aptos para disputarem o cargo presidencial com dupla função. Dos 12, 7 fazem parte da base de sustentação do governo Rafael
Os outros 5: formam o blocão de oposição liderado por Júnior Mano e por Jeová Mota.
Quem mais chances tem de ganhar a Presidência e a futura Mesa Diretora?!...
Governo ou oposiçãoA imagem pode conter: 2 pessoas, texto?
Bem. O prefeito Rafael tem 8 vereadores em sua base e pode eleger o futuro presidente. Resta saber: quem? Admitamos que ele tente lançar sua mãe, Socorrinha Holanda, para o referido cargo. Seria muito bom para o prefeito ter sua mãe como presidenta da Câmara e vice prefeita, e até vereadores da base apoiariam, mas poderia haver reações contrárias.
Um possível outro candidato da base do Dr. Rafael sempre lembrado seria o do vereador Adalberto Filho (DEM). Professor capacitado e intelectual de Direita, Adalberto é um nome muito forte para a disputa presidencial da Mesa da Câmara. 
Adalberto Filho poderia, em tese, contar com a maioria absoluta dos 8 vereadores governistas e vencer a disputa contra o candidato de oposição.
Ex prefeito Gonçalo Diogo, que foi derrotado na eleição passada por Rafael e hoje é aliado da administração com dois vereadores na base governista, deseja também a Presidência da Câmara. O nome preferido de Gonçalo é o do vereador Chiquinho Diogo, que é um vereador preparado, de bom trânsito e com experiência legislativa: dois mandatos de vereador e já foi presidente.
A eleição de Chiquinho DiogoResultado de imagem para fotos e imagens dos vereadores de nova russas - 2018, que é um nome muito forte,  na Presidência colocaria novamente os Diogo no Poder Executivo -notadamente com a função de vice prefeito interino. 
O que seria uma vitória importante para Gonçalo Diogo, que quer retornar à Prefeitura de Nova Russas -disputando novamente, seja ele ou Diego Rocha, a eleição municipal de 2020.
Um outro nome da base governista na disputa presidencial seria o do vereador Marcelo, que é bem articulado e um vereador de forte liderança. Já foi da oposição. Hoje é governo, mas com visão crítica da administração Rafael. Existe oposição a ele em alguns vereadores governistas, mas ele poderia ser unanimidade entre os vereadores oposicionistas.
Já no blocão de oposição, dois nomes são cotados para disputar a Presidência. Vereador Antonio Carlos, vereador Paulinho Talegal e Toinha do Capitão -são os nomes cotados para a disputa presidencial. Vereadores Pedro Lira e Hudson Guilherme votam no presidente que for escolhido do grupo para a disputa da Mesa.
O nome de Toinha do Capitão tem a rejeição dos vereadores governistas (Izabel Moura, Socorrinha, Denílson, Rejane e Teixeira), mas tem a simpatia do vereador Marcelo. Isso não quer dizer que o vereador Marcelo vote nela, mas ele não rejeitaria uma Presidência da Câmara com a Toinha do Capitão no comando.
Vereador Antonio Carlos é unanimidade no blocão de oposição, mas rejeitado totalmente no grupo governista. Já Paulinho Talegal, tem a simpatia de dois vereadores governistas, caso o ex prefeito Acácio trabalhe a articulação de sua eleição. Trata-se Paulinho Talegal o mais forte candidato da oposição para a disputa.
O problema é que a oposição só tem 5 vereadores. Na matemática, 5 não ganha de 8. Oposição tem que ficar unida e trazer dois vereadores do lado de lá para ganhar a eleição. Mas a oposição (notadamente seus principais líderes: deputados Júnior Mano e Jeová Mota) não podem ficar brincando de eleição de Mesa Diretora ou vendendo estória, como aconteceu na eleição passada.
Tem que trazer dois vereadores do prefeito Rafael de um jeito ou de outro. Até mesmo oferecer a Presidência para algum vereador que esteja insatisfeito com o governo centralizador dos Pedrosa. Articular de todas as formas. Usar todos os meios para atingir o fim de derrotar o governo na eleição mais importante da história da Câmara.
Alguns vereadores governistas estão insatisfeitos e podem aderir, mas é preciso determinação para trazê-los.
Júnior Mano tem que mostrar sua força de deputado federal e vencer a eleição da Mesa Diretora.
Até para que o futuro vice seja de sua confiança.
__________________________________________
Autor do artigo: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário