sábado, 19 de janeiro de 2019

Coluna do Blog Professor Tim sobre os 13 vereadores de Nova Russas e o fim das coligações proporcionais!

O que se pode dizer eleitoralmente sobre o fim das coligações proporcionais e os 13 vereadores de Nova Russas!
O fim das coligações proporcionais não será algo muito bom para os atuais 13 vereadores com representação legislativa/parlamentar na atual Legislatura Câmara de Nova Russas. É porque agora cada partido tem que atingir sozinho o coeficiente eleitoral para conseguir eleger seus vereadores na disputa política e eleitoral.
Os 13 vereadores de Nova Russas comandam 13 partidos políticos. Isso foi bom mas não será mais. Agora cada vereador em seu partido terá que lançar cerca de lançar até 20 candidatos ao Poder Legislativo -sendo que, no mínimo das referidas candidaturas, devem ser preenchidas por mulheres conforme norma eleitoral.
Na base do prefeito Rafael, a situação fica muito mais difícil. O governo Rafael, que recebeu hoje ao lado de parte de sua bancada legislativa o deputado federal reeleito André Figueiredo (PDT)A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e área internapara representar sua administração em Brasília (visando conseguir emendas) tem 7 vereadores em sua base governamental: Denílson (PSB), Socorrinha Holanda (PMN), Rejane Tavares (SD), Adalberto Filho (DEM), Chiquinho Diogo (PRTB), Teixeira (PDT) e Izabel Moura -do Podemos.
Dos 7, uma boa parte poderia migrar, como já é hoje Teixeira, para o PDT de André Figueiredo. 
Já Chiquinho Diogo e Adalberto Filho ficariam em seus próprios partidos políticos. Se concentrarem todos no PDT ou em apenas num partido da base, correm o risco de rodarem alguns dos atuais vereadores da base do governo Rafael.
Já o oposição tem 6 vereadores com seis partidos diferentes, mas a situação é um pouco melhor. Em tese. Poderia haver uma ou duas coligações agrupadas no PR e algum outro partido da base eleitoral e política do deputado federal Júnior Mano. 
A situação dos vereadores de oposição poderia ser facilitada pelo bom número de candidatos novos que estão surgindo na oposição liderada por JM.
É possível que boa parte dos vereadores ligados à oposição consiga se reeeleger.
Não se poderia dizer o mesmo dos vereadores do governo Rafael!
Renovação na Câmara...
Na onda de renovação que toma conta do Brasil, não é difícil que venha a ter uma grande renovação na Câmara de Nova Russas. Estão surgindo vários pré-candidatos novos que podem conquistar várias vagas na Câmara. Raimundo Dourado, André Luís, Professor Adahil (uma liderança popular no meio sindical e social), Cibele da Academia, Lorena (enfermeira), Dr. Cléber são alguns nomes que podem enfrentar as urnas como pré-candidatos a vereador.
Túnel do tempo...
Que fim levaram alguns eternos candidatos rodados a vereador?
É o novo...
Eleitor lembrando que, em 1996, votou no finado Viana dos Correios para Vereador.
__________________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e blogueiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário