10 meses não são 10 dias! Faltam apenas 2 meses para o prefeito de Nova Russas, Dr. Rafael Holanda Pedrosa, completar seus 12 meses de mandato (1º ano no comando) e até agora não mostrou a que veio como administrador e principal chefe do Poder Executivo de Nova Russas.
Ainda não existe o governo Rafael. Não começou ainda o novo tempo que ele prometeu aos eleitores do 33.
O que ocorre ainda é um estelionato político e eleitoral: elegeu-se Dr. Rafael, mas quem continua governando é o pai e principal guru dele: Washington Pedrosa.
Seu governo que deveria ser aberto está fechando e ficando sectário apenas na família Pedrosa e uns poucos grupos políticos. Maioria do secretariado e o sobrenome nas principais secretarias (Gabinete, Ação Social, Finanças) é Pedrosa. E as outras duas principais secretarias foram entregues ao Rosismo, aqui, personificando, casos de Chico Rosa na Secretaria de Agricultura e Totonho Rosa na Secretaria de Educação -cujo potencial de votos dos dois não é muita coisa.
Se o secretariado não está bem, precisando de reforma e de mudanças, o Dr. Rafael ainda não assumiu a coordenação política do seu governo, até por falta de experiência. Politicamente falando, como prefeito, Dr. Rafael está como jovem que busca o 1º emprego mas não tem experiência alguma.
Isso deriva em crise na sua base aliada. Os próprios vereadores da base estão descontentes e correndo o risco de não elegeram o futuro Presidente da Câmara. Tudo porque o Dr. Rafael ainda não assumiu uma posição política para determinar a eleição da Mesa Diretora.
Quando não articula politicamente, fala o populismo ao Dr. Rafael. Isso se reflete na ausência dele ao gabinete. Poderia ir lá abraçar pessoas, dá uns trocados a uns e pagar contas de energia e água para outros. Mas não faz nada disso por falta de uma prática populista de poder.
O prédio da Prefeitura, por ausência do Dr. Rafael, vive sempre vazio de pessoas. Pouca gente anda na Prefeitura e no gabinete dele, porque ele não está la. Não estando lá, as pessoas não vão. Não vão, porque não poderão resolver seus problemas na ausência do líder máximo.
A própria saúde, já que ele é médico, melhorou um pouco, mas não saiu da UTI. A principal terapia da saúde pública local continua sendo transportar pacientes em ambulâncias até Fortaleza, Sobral ou outros centros de uma saúde mais avançada, digamos assim.
Se um lado se ausenta, por outro, comete muitos erros políticos. Está demitindo vários servidores contratados da Educação e de outros órgãos, maioria deles indicações de vereadores da base, nas véspera da eleição da Câmara. Só o não entendimento político pode levar Rafael e praticar tal ato administrativo.
Outro erro político do Dr. Rafael é ir sozinho aos eventos. Caso do evento que entregou a viatura do Demutran, sem nenhum dos vereadores e outros líderes da sua base aliada. O que explica um certo isolamento político do nosso atual gestor municipal em relação à classe política.
Aqui apenas começou o tijolaço-tijolão!
Principais problemas do governo Rafael...
Pensei que os Pedrosa fossem 'mão aberta', mas não são. Governo Rafael tem sido o governo da suvinagem, da mão fechada, da economia de palitos, de não gastar muito no social. Vereador Antonio Carlos denunciou na tribuna o corte de água mineral e de outros produtos para as creches.
Se não gastam muito, cobram imposto demais. O IPTU, a Taxa de Iluminação Pública e algumas tarifas/taxas subiram muito.
Fazendo do governo Rafael um dos que mais cobraram impostos e mais mais forte política fiscal e tributária de arrecadar e arrecadar muito dos contribuintes.
Mesmo com a forte carga tributária e com as receitas recebidas, não impediu que os servidores contratados continuem com salários atrasados e até sem receberem nada pelos meses trabalhados. Situação de total desrespeito aos pobres servidores temporários.
Outro dia: a ambulância da Prefeitura foi para Fortaleza com 7 pessoas dentro. Superlotação.
Outubro negro...
Seleção de Nova Russas não conseguiu classificação para a Segundona.
Novembro negro...
Prefeitura continua na inadimplência.
Campeão de diárias...
Dizem que as diárias dos membros do governo Rafael superaram as diárias do governo Gonçalo.
Túnel do tempo...
Que fim levaram algumas promessas de campanha do governo Rafael?
É o novo...
Sujeito lembrando que, em 1954, os Pedrosa influenciavam a política de Nova Russas.
__________________________________________
Colunista do Tijolaço-Tijolão: Professor Tim é cientista político e blogueiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário