Nosso Tiradentes, o principal herói brasileiro, morto e esquartejado por querer a Independência do Brasil [Liberdade ainda que tardia], ajudou a construir uma série de simbolismos e imaginários nas vidas e nas ações dos brasileiros.
Não fica apenas no feriado celebrado da presente data [21], mas num construto e na formação do ethos para libertar o brasil da dependência e do colonialismo.
Criou-se o imaginário de se lutar sempre para libertar o Brasil dos estrangeiros. Durante a ditadura militar entreguista e subserviente aos Estados Unidos, surgiu o Movimento Revolucionário Tiradentes, o MRT, guerrilha de Extrema Esquerda pelo nacionalismo e pela defesa das estatais brasileiras e contra o subdesenvolvimento.
Como era alferes do exército, na época do Brasil colônia, ele virou o patrona da infantaria e dos militares nacionalistas de Direita e de Extrema Direita (e com a exceção de Bolsonaro).
Na periferia da capital paulista, como revolta contra as elites e os poderosos, foi criado um conjunto habitacional batizado de Cidade Tiradentes.
Os profissionais de Odontologia, para libertar a boca das impurezas e das bactérias, colocaram como patrono profissional deles a personalidade de Tiradentes.
Revoltado contra o impostômetro e a grande carga tributária existente no Brasil, os contrários a isso, citam sempre a Derrama da época de Tiradentes.
Até mesmo o falecimento de Tancredo Neves, que nasceu na São João del Rei e era um político nacionalista, ocorreu no dia 21 de abril.
Memória de Tiradentes sempre viva!
__________________________________________
Autor: Professor Tim é cientista político e blogueiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário