sábado, 13 de junho de 2026

Publicando 2ª tese-tratado-dissertação sobre os mortos.

 

2ª tese-tratado-dissertação-análise geral sobre sociologia-filosofia e mística dos mortos no Cemitério Solar Eterno! 

Minha longa experiência e presença empírica e presencial em milhares de enterros no Cemitério Solar Eterno, leva-me a concluir e publicar a 1ª tese-tratado-dissertação-análise global sobre a mística e sociologia-filosofia dos mortos no Cemitério Solar Eterno.

Chamada de Cidade dos Mortos, é porque o imaginário humano inconsciente de reproduzir a hierarquia e a cidade dos vivos Solar Eterno.

A partir da cultura de enterrar e cultuar os mortos, que vem desde o Egito antigo, a partir de um princípio milenar: "o Homem veio do pó e ao pó voltará, há místicas, simbologias e rituais nos enterros dos mortos.
As cabeças dos mortos deve ser enterradas virada para o nascente (onde Deus fez nascer o Por do Sol) e os pés para o poente -onde o Sol se põe.
E os caixões são abertos, exatamente para última despedida dos familiares dos entes falecidos, com sinais de afeto (beijos no rosto, na cabeça), simbolizando o amor eterno. 
As místicas sobre os mortos...
Nos momentos dos enterros, há várias místicas. Exemplos das presenças de padres e pastores cristãos, visando, por meio da palavra de Deus, salvar e levar as almas para o Céu.
Outra mística, é a dor da saudade, algumas pessoas não querem deixar que os corpos sejam enterrados, que eles voltem para suas casas.
Outra mística é colocar objetos da dor (lágrimas), da saudade (objetos pessoais), do sagrado (coroas, crucifixos), entre outros, sobre o caixão. 
Questão dos epitáfios...
Denoninam-se epitáfios mensagens filosóficas e sociológicas, escritas nos túmulos das pessoas falecidas, maior parte, pedidos dos falecidos antes de subirem ao Céu.
Mais importante liderança do clero católico nos 102 anos de Nova Russas, o Padre-Monsenhor Leitão Russas tem um epitáfio com base na frase e no pensamento mais profético do Profeta São Paulo, que era Saulo e se converteu ao Cristianismo depois de perseguir os cristãos:
enterrado num belo túmulo de mármore com a frase lapidar/mensagem profética de São Paulo:
 "Combati o bom combate/conservei a minha fé e ganhar a coroa da justiça celestial".
O saudoso comerciante José Felipe de Araújo, tem um epitáfio existencialista diante da finitude da vida e da vitória da morte eterna:
"Quando ouvirem dizer que José Felipe Morreu, pode ficarem na certa que a semente se perdeu/ da rama não bota mais outra fruta que nem eu".
Família unida na vida e na morte...
Seja na Terra ou no Céu, as famílias querem permanecer unidas para sempre. Daí que a mística existente nos túmulos, de se enterrar e se colocar os retratos dos vários membros enterrados, esperando a subida ao Céu com suas almas salvas. 

Muitos túmulos possuem fotos de de pais, de irmãos e de parentes próximos. Simbolizando a união familiar no Céu e na Terra.
Devoção mariana dos mortos...
Por ser Nova Russas abençoada pela Padroeira Nossa Senhora das Graças, é forte o movimento mariano dos mortos.
Em alguns túmulos, há fotografias com as pessoas trajando o hábito sagrado de Nossa Senhora e com rezas para a Mãe de Deus, que viveram a devoção mariana na rezas e nas suas vidas, esperando a salvação no Céu pela intercessão da Virgem Maria: Mãe do Filho de Deus.
Devotos da Mãe de Deus no Céu e na Terra.

 

___________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário