2ª tese-tratado-dissertação-análise geral sobre sociologia-filosofia e mística dos mortos no Cemitério Solar Eterno!
Minha
longa experiência e presença empírica e presencial em milhares de
enterros no Cemitério Solar Eterno, leva-me a concluir e publicar a 1ª
tese-tratado-dissertação-análise global sobre a mística e
sociologia-filosofia dos mortos no Cemitério Solar Eterno.
Chamada de Cidade dos Mortos, é porque o imaginário humano inconsciente de reproduzir a hierarquia e a cidade dos vivos Solar Eterno.
A partir da cultura de enterrar e cultuar os mortos, que vem desde o Egito
antigo, a partir de um princípio milenar: "o Homem veio do pó e ao pó
voltará, há místicas, simbologias e rituais nos enterros dos mortos.
As cabeças dos mortos deve ser
enterradas virada para o nascente (onde Deus fez nascer o Por do Sol) e
os pés para o poente -onde o Sol se põe.
E os caixões são abertos, exatamente para última despedida dos familiares dos entes falecidos, com sinais de afeto (beijos no rosto, na cabeça), simbolizando o amor eterno.
As místicas sobre os mortos...
Nos momentos dos enterros, há várias místicas. Exemplos das presenças de padres e pastores cristãos, visando, por meio da palavra de Deus, salvar e levar as almas para o Céu.
Outra mística, é a dor da saudade, algumas pessoas não querem deixar que os corpos sejam enterrados, que eles voltem para suas casas.
Outra mística é colocar objetos da dor (lágrimas), da saudade (objetos pessoais), do sagrado (coroas, crucifixos), entre outros, sobre o caixão.
Questão dos epitáfios...
Denoninam-se
epitáfios mensagens filosóficas e sociológicas, escritas nos túmulos
das pessoas falecidas, maior parte, pedidos dos falecidos antes de
subirem ao Céu.
Mais
importante liderança do clero católico nos 102 anos de Nova Russas, o
Padre-Monsenhor Leitão Russas tem um epitáfio com base na frase e no
pensamento mais profético do Profeta São Paulo, que era Saulo e se
converteu ao Cristianismo depois de perseguir os cristãos:
enterrado num belo túmulo de mármore com a frase lapidar/mensagem profética de São Paulo:
"Combati o bom combate/conservei a minha fé e ganhar a coroa da justiça celestial".
O
saudoso comerciante José Felipe de Araújo, tem um epitáfio
existencialista diante da finitude da vida e da vitória da morte eterna:
"Quando
ouvirem dizer que José Felipe Morreu, pode ficarem na certa que a
semente se perdeu/ da rama não bota mais outra fruta que nem eu".
Família unida na vida e na morte...
Seja
na Terra ou no Céu, as famílias querem permanecer unidas para sempre.
Daí que a mística existente nos túmulos, de se enterrar e se colocar os
retratos dos vários membros enterrados, esperando a subida ao Céu com
suas almas salvas.
Muitos túmulos possuem fotos de de pais, de irmãos e de parentes próximos. Simbolizando a união familiar no Céu e na Terra.
Devoção mariana dos mortos...Por ser Nova Russas abençoada pela Padroeira Nossa Senhora das Graças, é forte o movimento mariano dos mortos.
Em
alguns túmulos, há fotografias com as pessoas trajando o hábito sagrado
de Nossa Senhora e com rezas para a Mãe de Deus, que viveram a devoção
mariana na rezas e nas suas vidas, esperando a salvação no Céu pela
intercessão da Virgem Maria: Mãe do Filho de Deus.
Devotos da Mãe de Deus no Céu e na Terra.
___________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário